terça-feira, 24 de abril de 2018

25 de Abril - Breve Resumo


22h55m do dia 24 de Abril de 1974.
A Emissores Associados de Lisboa faz a transmissão de “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho, dando ordem de partida para a saída dos quartéis.
00:20 do dia 25 de Abril de 1974.
A Rádio Renascença transmite a canção "Grândola, Vila Morena", de José Afonso, segundo sinal do MFA, para que os militares dessem início às operações previstas.
03:00
Início do cumprimento das missões militares, de acordo com o "Plano Geral das Operações".
04:20
O Rádio Clube Português transmite o primeiro comunicado do MFA. O Aeroporto de Lisboa é ocupado pela EPI.
06:45
O Posto de Comando toma conhecimento de que Marcello Caetano, Presidente do Conselho de Ministros, está no Quartel do Carmo.
08:30
Uma força da PSP chega ao Terreiro do Paço, mas nem tenta entrar em confronto com as tropas de Salgueiro Maia.
11:30
Salgueiro Maia comanda as forças da EPC (Escola Prática de Cavalaria), que vão cercar o Quartel da GNR no Largo do Carmo, em Lisboa.
11:45
O MFA informa o país, através do RCP, que domina a situação de Norte a Sul.
12:30
As forças de Salgueiro Maia cercam o Largo do Carmo e recebem ordens do Posto de Comando para abrir fogo sobre o Quartel da GNR, para obter a rendição de Marcello Caetano.
15:00
Por ordem do Posto de Comando, Salgueiro Maia pega num megafone e faz um ultimato à GNR para que se renda, ameaçando rebentar com os portões do Quartel do Carmo.
17:00
Salgueiro Maia entra no Quartel do Carmo e exige a rendição a Marcello Caetano, que lhe responde que só se renderia a um Oficial-General para que o Poder não caísse na rua. O Posto de Comando mandata o General Spínola para ir receber a rendição de Marcelo Caetano ao Quartel do Carmo.
18:00
Spínola chega ao Largo do Carmo e, acompanhado por Salgueiro Maia, entra no Quartel para dialogar com Marcello Caetano.
18:30
A Chaimite Bula (blindado) entra no Quartel do Carmo para transportar Marcelo Caetano à Pontinha.
23:30
São promulgadas a destituição dos dirigentes fascistas (através da Lei 1/74) e a extinção da PIDE/DGS, da Legião Portuguesa e da Mocidade Portuguesa.

Visita a Associação 25 de Abril em http://www.25abril.org/a25abril/

3 comentários:

  1. eu tinha que fazer um trabalho para a escola sobre 25 de abril e com esta ajuda e com um texto que eu propria escrevi, consegui tirar um excelente.... obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo excelente!
    Fico contente que este espaço lhe tenha sido útil.

    ResponderEliminar
  3. obrigado adorei eu entregei hoje o trabalho sobre o 25 de abril e aa minha professora disse k o meu era o melhor da turma e sem esta ajuda nunca consegiria ter uma nota tao boa. obrigada fizeram um excelente texto.A minha professora vai ver o vosso site e ela vai adorar.

    ResponderEliminar