sexta-feira, 11 de junho de 2010

Immigrant Song - Led Zepeelin

Immigrant Song é a primeira faixa do terceiro álbum da banda Led Zeppelin, Led Zeppelin III, lançado em 1970.
A canção foi escrita durante uma turnê do grupo britânico no início da década de 1970. O primeiro concerto desta turnê foi em Reykjavik (Islândia), que inspirou o vocalista Robert Plant a compor a canção. Apenas seis dias após a apresentação do Led Zeppelin na capital islandesa, a banda tocou Immigrant Song pela primeira vez durante o Bath Festival de 1970.
A sua letra é dedicada a Leif Ericson e faz explícita referência às conquistas vikings e a antiga religião dos povos nórdicos ("To fight the horde, singing and crying / Valhalla, I am coming!"). Cantada pela perspectiva dos vikings remando para o oeste da Escandinávia à procura de novas terras, o seu ritmo regular evoca a determinação dos conquistadores e os seus remos a golpear a àgua. O verso "The hammer of the gods will drive our ships to new lands" levou muitos a pensar que o Led Zeppelin se referia a "Hammer of the Gods". A mesma frase acabou usada para dar título à famosa biografia da banda, "Hammer of the Gods: The Led Zeppelin Saga", de Stephen Davis.
"Immigrant Song" foi usada para abrir concertos do Led Zeppelin entre 1970 e 1972. Versões ao vivo desta canção encontram-se nos álbuns How The West Was Won e BBC Sessions. Ao vivo, o guitarrista Jimmy Page toca um solo não incluso na versão de estúdio.
Além disto, a canção foi uma das poucas do Led Zeppelin lançadas com single, o que ocorreu - contra a vontade da banda - em outubro de 1970, pelo selo Atlantic Records. "Immigrant Song" alcançou a posição 16 na parada musical da Billboard. O lado B foi "Hey Hey What Can I Do". A canção também é uma das raras autorizadas pelo grupo a tocar num filme - em 2003, em School of Rock.

Sem comentários:

Enviar um comentário