segunda-feira, 12 de julho de 2010

Futebol e Formação. Parte I

Caro amigo Henrique:

Recebi há dias uns dias atrás o teu e-mail a pedir a minha colaboração neste blogue. Fiquei deveras contente pelo teu “convite”, diga-se …

Pediste para eu escrever algo sobre “aquilo” que tu dizes “eu gostar mais”: futebol de formação. Pois bem, aqui estou sentado em frente ao computador, depois de ter devorado a final do Campeonato do Mundo de Futebol 2010, em que a BRILHANTE equipa (já vais perceber porque escrevi e sublinhei esta frase) de ESPANHA venceu.

Venceu o futebol, venceu a qualidade de jogo e venceu acima de tudo aquilo que os nuestros hermanos designam por CANTERA.

O que é isto da “cantera”…? Em súmula é o resultado de anos e anos de trabalho no futebol/formação de clubes e colocado ao dispor de todos através de uma equipa: a selecção nacional

Pena é que isto da formação ao nível do futebol português (entenda-se ao nível máximo de clubes) tenha dado no que deu: hoje em dia o mercado do futebol conseguiu que nas equipas de Juniores dos “grandes” de Portugal joguem tantos ou mais atletas estrangeiros do que portugueses. Quem sou eu para afirmar o seguinte, mas mesmo assim vou fazê-lo, é a minha opinião (e vale o que vale): Este não é o caminho…

Ainda bem que neste cantinho de Portugal que é Bragança isto não se passa assim.

Vejamos:

1. O Grupo Desportivo de Bragança (GDB) na época que findou, subiu a equipa sénior à 2ª Divisão Nacional com muitos atletas da formação no plantel e no onze base: Chimena, Pedrinha; Rui Gil; Carlitos, Marquitos (Móbil), Zé Luis, Jaime; Tony; Luís Rodrigues; Ice; Vítor Hugo; Capelo; Nelson, etc., etc., …

2. A equipa de Iniciados (orientada pelo nosso amigo Antas) participou no campeonato nacional da categoria, assumindo durante todo o campeonato posição de destaque, sendo um forte opositor aos chamados “grandes”: Braga e Guimarães. De forma brilhante e inédita, estes putos terminaram o campeonato no 3º ou 4º lugar. Podes crer meu amigo, isto é muito difícil de conquistar….

Embora eu não o devesse referir, porque não mencionar o “meu” Argozelo. Como bem sabes eu fui o treinador desta equipa nos últimos dois anos. E que bonitos dois anos…

Só o faço pela simples razão de que também esta equipa se sagrou campeã distrital da divisão de honra com muitos jovens no plantel e que fizeram parte de uma “cantera” de formação do GDB que eu tão bem conheço.

Sou, como sabes um apaixonado pelas camadas jovens do GDB e sempre que tiver oportunidade irei voltar com mais assuntos sobre o tema.

Esta é a verdadeira força do futebol: a formação.
(Fernando Teixeira)

1 comentário:

  1. Ousei, caro amigo e, inspirado pela Cantera, ilustrar este teu contributo para o blogue, com uma Cantera de luxo.
    Não me refiro aos atletas, aos jogadores do pontapé na bola, outrossim...aos HOMENS que se formaram...
    Os Pais, as Mães, os Amigos, destes agora homens, sabem bem o quanto o grupo de trabalho das camadas jovens do GDB ao tempo da foto, contribuiu para a formação, aos mais variados níveis, dos seus filhos.
    Que nunca, JAMAIS, façais letra morta, dos princípios nobres que incustisteis nestes Homens.
    Um abraço e ficamos a aguardar a Parte II

    ResponderEliminar