sábado, 13 de abril de 2019

Um Abraço Maestro...

UM ABRAÇO MAESTRO.
Quem nunca errou que atire a primeira pedra…
Sabes Chico Prada, o teu maior problema foi teres-te deslumbrado. O segundo maior problema foi teres enveredado pela política que é suja, sem valores morais e onde ninguém conhece nem Pai nem Mãe. O objectivo na política, e as excepções se existem, só servem para confirmar a regra, é pisar os outros, amesquinhá-los e com a carne morta e amontoada irem subindo os degraus do poder para oprimir, negociar…comprar e vender gente, filhos de gente, corromper, governarem-se a eles e à cáfila que os sustenta. Pobres infelizes, pensam que assim se transformam em super-homens. Vou-os vendo por aí, mais tarde, sós, sem terem um amigo com quem beber um copo, com quem rirem e sorrirem sequer. São opções de vida. Só lamento profundamente que os deixemos fazer mal a tanta gente. Destroem famílias, comunidades, sonhos…vidas.
Bem amigo, o que me leva a escrever estas breves linhas, é sobretudo dizer-te que continuo a ser teu amigo e serei sempre. Os amigos não se descartam!
Sobre os teus defeitos, tal como sobre os meus, não faltará quem fale. Apeteceu-me hoje falar sobre as tuas virtudes. São apetites. É que há por aí muitos aldrabões bem maiores do que tu foste e FOSTE! Tu só foste nas tuas habilitações literárias, porque de música e não só, sempre deste cartas. Tenho dias, momentos, em que penso que só te “queimaram” por inveja.
Lembraste que um dia te disse numa tertúlia depois de eu ter lido um artigo teu na Revista Amigos de Bragança, disse ou melhor, perguntei-te…Doutor? Até já ias em Professor Doutor e  Musicólogo, mas onde raio tiraste o Doutoramento? Lá meteste os pés pelas mãos como pudeste mas mudaste de conversa e eu não insisti. Mas lembra-me bem de te ter dito…deixa-te de merdas, Chico. Também te lembras, eu sei...
E a outra parte? Não conta?
Deveremos ser lembrados apenas pelos nossos erros?
E aquilo que fizeste de bom, desinteressadamente, sempre a perder o pouco dinheiro que tinhas. O teu espírito de voluntarismo, a capacidade que tinhas em fazer praticamente tudo E BEM. Sei do que falo porque partilhámos muitas horas, muitos anos, muitas actividades e interesses e calcorreamos muitos quilómetros a expensas próprias.
Na música (áh maldita música) foste sempre o melhor. Não acredito que exista alguém com coragem de dizer o contrário. Os actuais professores de música, os bons, foram teus alunos. Assim sendo, não deverias ser muito tosco na matéria. Só faltava o canudo. Tivesse-lo comprado, burrinho, ao invés de o teres aldrabado.
Fundaste, com mais amigos o, saudoso, Cantus Noster, com coragem, denodo, trabalho duro e muita dedicação. Honraste o nosso Distrito em Portugal e no Estrangeiro durante anos a fio. Um Distrito que a esse nível era um deserto, excepção feita, talvez, ao Grupo Etnomusical da Casa do Professor de Bragança, onde também estás na génese…
Nas Associações de Defesa do Ambiente, deste tudo quase o que tinhas e era muito. Recenseamentos da Cegonha Branca, CORRECTOS, fizeste publicações. Ok, fizemos, também não posso ser falso modesto. Nunca ganhaste um tostão, antes pelo contrário. Quantas horas e dias, meses e até anos de trabalho de campo. Quantas localidades, gentes, canelhos, riachos e rios, sol e gelo...noites ao relento, um carolo nalguns dias...
No F.A.O.J…havia um maluco que se lembrava de dizer…e que tal se introduzíssemos um atelier de aeromodelismo? Óh pá e quem vai ser o monitor? Eheheh dito e feito, na semana seguinte, lá estavas tu a ensinar a fazer os aviões. O Aeromodelismo é só um mero exemplo. Outros, que façam a parte deles e, relembrem aos "esquecidos" aquilo que  fizeste em prole na nossa Urbe.
Nunca houve, que eu saiba, nenhum desafio que não conseguisses enfrentar.
Bragança perdeu por teres ido embora.
Tiveste culpa, sem dúvida, mas…isso não é tudo.
Apressei este texto para não ser maçudo…e acima de tudo, porque o pretendo continuar.
Tu não és só, nem pouco mais ou menos, o trafulha que falsificou as habilitações literárias…uns papéis.
E o resto NÃO CONTA?
Nojo, CHICO, metem-me aqueles que se diziam teus amigos e que te abandonaram quando mais precisavas deles. Mas a esses eu conheço-os de ginjeira. Sabem lá eles o que é ser amigo…
Há mais marés que marinheiros mas…CHICO, tem juízo amigo...não erres mais a esse nível. Nao precisas.
Fizeste muita falta e, ainda cá estavas, sem cachimbo. Alguns que te imitaram na moda do cachimbo sairam-se melhor que tu e...uns ainda fumam cachimbo, outros não. Mas amigo mesmo sabendo que não te serve de consolação, a mim não me enganam. Sorrio quando os vejo passar..não são genuínos sabes? Não me convencem. Sou eu quem estou errado, não duvido, mas que se lixe a assertividade...às vezes.

MALDITA POLÍTICA, só protagonizada por gente sem valor. Todos fraquitos e que quando saírem dos poleiros, não terão um amigo com quem beberem um copo…ou dois. Está bem vou até ao fim. Não terão ninguém com quem apanharem uma borracheira.
EU TENHO!...Se quiser, obviamente...





Abraço Escadote.
HM

3 comentários:

  1. Tive o prazer de conhecer o Chico, de trabalhar e conviver com ele. Sim, mentiu e enganou, mas mesmo depois disso, houve muitas pessoas que para tirarem os seus cursos de Educação Musical recorreram às suas explicações. Porque seria? Não posso de forma alguma dizer que o que ele fez foi correcto, Não! Até porque, entre colegas ele adorava minimizar outros cursos, de outras áreas, cursos trabalhados, suados...
    Mas enfim, trafulhas há muitos, talentos há poucos. Trafulhas com talento? Dificilmente. E aí, o Chico Prada é Rei. Nunca mais soube dele. Espero que esteja bem.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Henrique...! Partilho de tudo quanto afirmas sobre O Chico Prada ...! O Chico neste momento, está a preparar-se para na 6ª feira ir até à Áustria, e depois para paragens bem longínquas, em trabalho...! Corre mundo... ganha muito di...nheiro e tem uma vida que nunca conseguiria ter em Portugal...! Todo o homem merece uma 2ª oportunidade. E foi por isso, que um " amigo do peito ", cujo nome não revelo, lhe deu a mão e o encaminhou para porto seguro... ! Estou também em contacto temporário com ele, quando de vez em quando me telefona de lugares recônditos do interior da Arábia, Iémen, Qatar, Singapura, Aman, Síria ou Japão...! A música agora é outra e " cheira a petróleo "....! Mas ele não se esquece dos verdadeiros amigos que cá deixou...! E faz-nos pensar naqueles que cometeram " crimes de lesa pátria " , e bem maiores que o cometido por ele, mas que pela vergonhosa política que nos governa...foram considerados " heróis nacionais "...

    ResponderEliminar
  3. Amigo Henrique. Ninguém melhor do que tu conheceu o Chico Prada. Também o conheci bem e em vários arraiais e em cada um deles a tocar seu instrumento… e de forma exímia!
    O último arraial foi como Presidente da Comissão Política Concelhia e porta voz do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia Municipal de Bragança, no primeiro executivo liderado pelo Eng. Jorge Nunes! «É um encanto ver aquele rapaz subir ao palanque, arregaçar as mangas do casaco e por o indicador em riste!...» (palavras do saudoso Dr. Eduardo Carvalho).
    MENTIU, é verdade! E quem não mente! Quantos depois dele, políticos de vários quadrantes, não apresentaram currículos falsos, cadeiras feitas ao domingo, etc. etc.
    Henrique, o Chico foi o MAIOR da nossa geração, não só na estatura, mas principalmente na coragem e na inteligência!

    ResponderEliminar