segunda-feira, 30 de agosto de 2010

APAM - Associação Protectora Amigos do Maças

A Associação Protectora AMIGOS DO MAÇÃS (APAM), aparece em 1990, como valência do Grupo Recreativo e Cultural de Quintanilha (GRCQ). Grupo esse, com uma história reportada a 1974, com actividades culturais, desportivas, recreativas e ambientais.


O rio maçãs, que passa a 500m da Aldeia de Quintanilha, com as suas águas límpidas e com zonas de lazer e desporto maravilhosas, levou a que um grupo de naturais da Aldeia de Quintanilha avançassem para a criação da citada associação, a fim de se evitar que essas excelentes condições desaparecessem do rio maças.

O aumento da pesca abusiva e destruidora, o desaparecimento do "Olmo" e outros condicionalismos, contribuíram acentuadamente para a criação da Associação Protectora AMIGOS DO MAÇÃS. Constituída por escritura pública em Julho de 1993 e atualmente com 345 sócios.

O rio Maçãs, nasce na sierra de la Culebra, provincia de Zamora (Espanha), por cima da aldeia de Manzanas, que lhe dá o mesmo nome.

Faz por duas vezes fronteira de Portugal com Espanha, primeiro entre os marcos de fronteira 415 e 416 e, mais a sul, entre os marcos 437 e 438, desde as aldeias de Manzanas e Petisqueira até Outeiro e Pinelo.
Passa pelas aldeias de Petisqueira, Deilão, São Julião, Quintanilha, Paradinha, Outeiro, Pinelo, Argozelo, Carção, Vimioso, Campo de Víboras, Santulhão, Algoso e Junqueira na parte portuguesa.
O rio Maçãs, é um afluente da margem esquerda do rio Sabor.

Visita a Associação em: APAM

1 comentário: