segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Parque Natural de Montesinho

Com uma área de 75 mil hectares, o Parque Natural de Montesinho é o maior parque no território continental. Localizado no extremo nordeste de Portugal na "Terra Fria" fica entre a fronteira com Espanha e uma linha que une Bragança a Vinhais.
O Parque Natural de Montesinho foi criado em 1979, sendo uma das maiores áreas protegidas de Portugal.
Nos seus limites vivem cerca de 9 000 habitantes distribuídos por 92 aldeias.
O Parque é constituído por uma sucessão de elevações arredondadas e vales profundamente encaixados, com altitudes variando entre os 438m e os 1481 m onde as aldeias, aninhadas em pontos abrigados e discretos, passam facilmente despercebidas aos olhos do visitante ocasional.
A paisagem vegetal inclui matas de carvalhos e castanho. Amieiros, freixos e salgueiros povoam as margens ribeirinhas. O vidoeiro ocupa as paragens mais elevadas. Esteva, giesta e carrascais ocupam as encostas mais soalheiras. Os solos mais pedregosos são ocupados por matos de urze e carqueja. O verde dos lameiros enfeita a paisagem.
Fauna variada com destaque para o Lobo. Presença de mais de uma centena de aves nidificantes, entre as quais várias rapinas como a Águia-real. O grupo dos anfíbios e répteis está representado por algumas espécies endémicas.
Região povoada desde há milénios, conserva vestígios arqueológicos em muitas das suas aldeias. O que dá a este Parque características únicas no nosso país é precisamente a forma como ao longo dos séculos as populações souberam integrar-se harmoniosamente na paisagem, apesar das peculiaridades geoclimáticas.
Informações
Antes de entrar nos domínios do Parque Natural de Montesinho certifique-se de que tem o depósito do carro cheio, porque só encontra abastecimento em Bragança ou Vinhais. O Parque possui um Centro Hípico junto da aldeia de França, com aulas de equitação, passeios equestres e bicicletas todo-o-terreno para alugar. Informações e marcações pelo tel. 273 391 141, ou no local. Nas aldeias de Palácios, Caravela e Babe pode visitar os pequenos museus rurais, bastando para tal perguntar ali pela pessoa responsável. Para mais informações, contacte os seviços do Parque, tel. 273 381 444, a Região de Turismo, tel. 273 331 078, ou o posto de turismo, Av. Cidade de Zamora, Rotunda da Flor da Ponte, tel. 273 381 273, em Bragança.
A não perder
Esta é uma região gastronomicamente muito rica. Imperdível é o afamado fumeiro, com especial relevo para as alheiras, o palaio e o chouriço de mel. Dos pratos regionais, destacamos os rojões de redenho (na época da matança do porco), sopa das alheiras, caldo de cascas (no Inverno), presunto fresco assado no forno com castanhas, cabrito de Montesinho, trutas, cozido e feijoada à transmontana. O mel produzido na área do Parque é delicioso e tem Denominação de Origem "Mel do Parque de Montesinho", uma garantia de qualidade. Quanto a artesanato, pode encontrar bonitas peças de cestaria em palha, verga, vime ou casca de silva e, ainda, miniaturas decorativas de alfaias agrícolas e carros de bois. Em alguns pontos do Parque ainda se tece e trabalha o linho, o algodão e a lã.

Sem comentários:

Enviar um comentário