sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Linguagem Gestual

Em conversa com um amigo surdo, fiquei hoje a saber que a linguagem gestual não é universal. Não fazia a mínima ideia que assim era. Sempre pensei que os gestos eram iguais em todo o universo...mas não.
Deixo de seguida o link para um site com linguagem gestual em todo o mundo. É introduzir a palavra e ver os videos com os gestos, nas mais diversas línguas.
A Língua faz parte da especificidade cultural de cada grupo e contribui simultaneamente para essa mesma especificidade, assim, de país para país a língua e a cultura terão características singulares. Podemos então referir que tal como um Português utiliza a Língua Portuguesa, um Inglês utiliza a Língua Inglesa, os Surdos de país para país utilizam uma Língua Gestual referente à sua nacionalidade.
Neste sentido, temos uma identidade e cultura Surda Portuguesa e uma Língua Gestual Portuguesa, assim, à semelhança dos ouvintes, os surdos também têm a sua própria Língua referente à cultura que representam. Como refere Oliver Sacks "nós somos a nossa Língua".


3 comentários:

  1. Ana Cristina Freitas31 de março de 2011 às 17:44

    Aqui no Brasil chamamos de linguagem dos sinais ou Libras.
    Interessante, também achei que era universal.
    Bjsss

    ResponderEliminar
  2. Adorei o site. Só gostaria de saber o significado de cada gesto.

    Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Cara Luciene
    Se clicar no link, tem um video que explica o significado dos gestos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar