sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Desporto Sénior - Bragança

Autarquia leva ginástica a idosos das aldeias:

Para promover um envelhecimento activo dos idosos do concelho, a câmara de Bragança arrancou ontem com o projecto «Desporto Sénior no Meio Rural».

Uma vez por semana, os técnicos de desporto da autarquia vão deslocar-se às aldeias para praticar ginástica com as pessoas de idade.
“A câmara tomou a iniciativa de levar o desporto ao meio rural e o objectivo fundamental é contribuir para um envelhecimento saudável destas pessoas que normalmente estão mais afastadas dos equipamento desportivos da cidade” refere o vereador do desporto da câmara de Bragança.
Para já, a iniciativa arranca em Baçal, Coelhoso, Grijó de Parada, Parâmio, Salsas e S. Julião de Palácios, mas mais freguesias podem vir a integrar o projecto.
“Para já é um projecto experimental. Numa fase inicial pretendemos começar por oito freguesias e mais tarde, depois de uma avaliação, veremos se haverá interesse em implementar noutras freguesias pois algumas delas estão a fazer recolha de inscrições” acrescenta Hernâni Dias.
A primeira sessão decorreu ontem em S. Julião de Palácios onde participaram 30 idosos.
Margarida Pires, de 70 anos, e Infância Marrão, de 77, principiantes na ginástica, mostravam-se motivadas.
“Já vamos para velhas vão-se-nos encolhendo os osso e assim vamos a ver se estendem alguma coisa” refere Margarida Pires que nunca tinha feito ginástica. “Faço-a em casa a subir e descer as escadas” acrescenta.
“O meu problema é mais nos braços que não os posso levantar” queixa-se Infância Marrão. “Já fiz fisioterapia mas foi pouco tempo, não voltei a fazer e fiquei na mesma. Vim porque acho que esta ginástica me pode ajudar” salienta.
A autarquia está ainda a tentar envolver nesta iniciativa uma equipa multidisciplinar de cuidados na comunidade através do centro de saúde.
Brigantia, 2011-02-04

Sem comentários:

Enviar um comentário