terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Luis Portugal - Trás-os-Montes

Luís Portugal nasceu em Vila Real a 22 de Maio de 1957. A partir dos 12 anos de idade começa a subir aos palcos, em grupos musicais dos estabelecimentos de ensino que frequentava.


Em 1977, é convidado a integrar o grupo JAFUMEGA e, juntamente com Eugénio, Pedro e Mário Barreiros, José Nogueira e Álvaro Marques, deixa-nos um dos legados musicais mais importantes da música moderna portuguesa.
Ao longo de 8 anos com os JAFUMEGA, grava 4 discos de originais, dos quais foi posteriormente editado um “best of”.
Para além de centenas de concertos, participa nos primeiros festivais internacionais em Portugal com grandes nomes da música mundial, como U2, Ritchie Heavens, entre outros.
Em 1985, ainda com os JAFUMEGA, representa o nosso país na primeira amostra da música moderna portuguesa em Paris, com dois concertos no Fórum Les Halles.
Um ano depois, os JAFUMEGA separam-se.
Luís Portugal dedica-se então ao ensino de Artes Visuais (possui o 3º ano de Arquitectura) e ao esporádico trabalho de composição.
No início dos anos noventa, junta-se ao Sexteto de Carlos Araújo e participa diariamente, ao vivo, no programa da RTP,” Às 10”.
1992 é o ano do retorno de Luís aos discos: “Coisas Simples”, o seu primeiro trabalho a solo, tem produção de Jorge Filipe e Telmo Marques, e colaboração, entre outros, dos Vozes da Rádio.
Em 1993, o Brasil assiste a concertos de Luís Portugal: Recife, Natal e João Pessoa são os locais escolhidos.
Depois de uma aturada recolha musical por Trás-os-Montes, surge em 1995 o disco “Alta Vai a Lua”, que vem alargar o campo musical onde Luís se movia até então.
Em 1998 é convidado pelo guitarrista clássico Paulo Vaz de Carvalho, a dar expressão ao trabalho de Adriano Correia de Oliveira, numa justa homenagem.
Luís Portugal continua hoje a interpretar alguns “cantautores de Abril “, com destaque para José Afonso, em produções encomendadas.
“Luís Portugal ao vivo” é o registo em 2000, concebido e gravado em Tondela, no espaço ACERT, com a colaboração de Rui Costa (Silence 4 e Filarmónica Gil), arranjos e produção de Paulo Pereira (Silence 4 e David Fonseca), para o qual, além de quatro temas originais, o cantor revisita canções intemporais que povoam a sua carreira.
2004/5 são anos de novas experiências. Integra o elenco de dois musicais de grande sucesso, In Love e Kiss Kiss, com o comediante Fernando Mendes, com o qual continua a colaborar, tendo escrito a música e co-produzido “O Peso Certo”, em digressão até Dezembro de 2009.
Em Fevereiro de 2006 é lançado o livro infantil de José Guedes, “Os Olhos do Coração”, que inclui um CD musicado e produzido por Luís Portugal. Já no Natal de 2002, a pedido da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, Luís tinha feito uma primeira incursão no universo musical infantil com o CD single “Teatrinho de Natal”.
A partir desta data, passa a ter colaboração assídua com a Editora livreira Gailivro, agora Grupo Leya, ficando responsável pela composição musical dos projectos escolares “Saltitão”, “Carochinha e as Letrinhas” e da colecção Tic Tac, cinco volumes de aprendizagem da língua inglesa para crianças.
Desde o Verão de 2007 até Outubro de 2009 teve a seu cargo a programação do Cine-Teatro de Torre de Moncorvo, sendo igualmente responsável pela agenda bimensal deste organismo. Desempenhou as funções de director técnico da Escola “Sabor Artes” nesta localidade, com cerca de 300 alunos, e foi fundador do Coro e Orquestra de Cavaquinhos desta instituição.
Dirigiu no Verão de 2009 o projecto musical “Despertar Talentos”, para a autarquia de Albergaria-a-Velha, que culminou com a formação do Coro Infantil desta vila.
Tem neste momento em carteira, em parceria com Paulo Serafim, os ÓQTRUP, autores de RIT “Rádio Interferência e Televisão”, um espectáculo cómico/musical, em cena nos Casinos Solverde de Espinho e Chaves, “Conto a Gotas” e “Carochinha e as Letrinhas”, espectáculos pedagógicos infantis, o primeiro dos quais baseado no livro “Os Olhos do Coração”.
Escreveu e produziu “mendes.come”, o novo espectáculo de Fernando Mendes, que teve estreia em Portimão a 1 de Janeiro de 2010 e, actualmente, em digressão nacional.
http://www.luisportugal.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário