segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

XXXI FEIRA DO FUMEIRO DE VINHAIS - 2011


Foi ontem apresentado o programa de mais uma edição da Feira do Fumeiro de Vinhais.
A 31ª de um certame que decorre de 10 a 13 de Fevereiro e que ano após ano reúne grande numero de expositores de fumeiro e de outros produtos, que vão estar à venda para os milhares de visitantes que se deslocam à Capital do Fumeiro.
Este ano a organização voltou à cidade do Porto para apresentar a Feira do Fumeiro de Vinhais.
Uma cerimónia que reuniu diversos convidados e alguma imprensa e onde foram dadas a conhecer as linhas principais do programa deste ano.
"A expectativa é superar" avança Carla Pereira da organização. "Este ano o aumento é já considerável ao nível de expositores: serão 250. Ao nível de espaço para exposição aumentámos para cinco mil metros quadrados de área coberta" adianta. Mudanças que levam a responsável a assumir que "esta é a maior edição da feira e por isso também esperamos o mesmo reflexo da parte do público ultrapassando os 50 mil".
Por outro lado, Carla Alves garante que "os preços não alteraram, o IVA não subiu, conseguimos manter uma tabela de preços semelhante aos anos anteriores".
A apresentação decorreu no Restaurante Foz Velha, onde o chefe Marco Gomes, um transmontano conhecido pela presença em programas de culinária na televisão, confeccionou pratos cujo ingrediente principal era o fumeiro de Vinhais.
Segundo ele trata-se de um produto com grandes potencialidades na alta cozinha.
"O que nós fazemos aqui é demonstrar que os enchidos têm a particularidade de estar em qualquer tipo de restauração" afirma, acrescentando que "neste tipo de eventos nós pegamos no produto e transformamo-lo e apresentamo-lo de uma maneira diferente. Para nos é sempre um desafio".
Tal como em anos anteriores, vai haver muito fumeiro, exposições, tasquinhas, corridas e lutas de touros.
Nos espectáculos musicais destaca-se o Festival de Musica Portuguesa no dia 11 e a actuação dos Musica Brasil no dia 12, Sábado.
Brigantia, 2011-02-02

Sem comentários:

Enviar um comentário