terça-feira, 26 de abril de 2011

Bragança: Cobertura da igreja de Outeiro vai ser intervencionada.

No dia 20 de Abril, teve lugar a consignação das Obras de Conservação da Igreja de Santo Cristo de Outeiro, na sequência do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Bragança e a Direcção Regional de Cultura do Norte, a 15 de Maio de 2009.
O investimento de 112.942, 69 euros, comparticipado em 80 por cento por fundos comunitários, sendo que a restante verba é suportada, em partes iguais, pela Câmara Municipal de Bragança e a Direcção Regional de Cultura do Norte.
As obras, que deverão estar concluídas dentro de 180 dias, prevêem a substituição integral do revestimento cerâmico das coberturas com telha de aba e canudo fixa ao ripado com parafusos, aplicação de membrana subtelha para impermeabilização das coberturas, de ripado sobre as lajes pateal existentes, a substituição de rufos existentes por outros em zinco nº 14 puro nas fachadas exteriores limpeza manual com água as zonas de cantaria, o tratamento e pintura das paredes rebocadas com tinta de silicatos, restauro das portas principal e laterais com substituição de partes degradadas com entalhes de madeira idêntica à existente, reparação das ferragens e reajustamento das madeiras e tratamento e recuperação das janelas e vãos com substituição de partes deterioradas, reparação das ferragens e de vidros.
A Igreja de Santo Cristo de Outeiro, classificada como Monumento Nacional desde 24 de Novembro de 1927, foi construída no século XVII e alterada no século XVIII, sendo representativa de uma arquitectura religiosa seiscentista, barroca. Implantada num adro onde se localiza o Cruzeiro de Outeiro, é composta por três naves, pelo transepto e pela capela-mor, à qual se adossam a sacristia e a casa de arrumações. A fachada principal, orientada a Oeste, é flanqueada por torres sineiras de planta quadrada, divididas por vários registos e com cobertura piramidal revestida a telha. Os alçados laterais, Norte e Sul, são ritmados por pilastras coroadas por pináculos, mostrando galilés de três tramos e coberturas com abóbadas de nervuras. O Portal é decorado e encimado por um óculo de grande dimensão. As capelas laterais são forradas a madeira e decoradas com talha dourada, com motivos rocaille. A Capela-mor é mais baixa que a nave e tem o retábulo principal, com acesso por 2 degraus e ricamente decorado em talha dourada. O tecto da capela apresenta um pintura mural com dourados e as janelas uma pintura decorativa a têmpera.

Sem comentários:

Enviar um comentário