sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bragança quer ser Reserva da Biosfera

O distrito de Bragança, juntamente com as províncias espanholas de Salamanca e Zamora, vão apresentar uma candidatura à UNESCO para a classificação desta região como Reserva da Biosfera.
A iniciativa parte do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET que já viu o projecto ser aprovado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha/Portugal.
Trata-se de um projecto que prevê a conservação e protecção das áreas naturais transfronteiriças da Rede Natura 2000 e a definição dos recursos naturais para uma gestão conjunta.
A candidatura deverá ser apresentada dentro de dois anos.
“O ZASNET candidatou a fundos da União Europeia e pensamos ter a candidatura apresentada dentro de dois anos” adianta o vice-presidente do ZASNET, acrescentando que em breve “iremos abrir concurso público internacional para seleccionar a equipa para levar o projecto a bom termo”.
Jorge Nunes acrescenta que para já vão decorrer alguns estudos com o objectivo de conquistar um selo de qualidade para o território.
“É um trabalho de caracterização e identificação sendo que a generalidade desse trabalho está feito através dos planos de ordenamento” explica. “É preciso pegar nessa informação para compilar um dossier técnico que permita à equipa de avaliação da UNESCO perceber a mais-valia do território para lhe conceder a marca de qualidade” acrescenta.
O autarca acredita que com isso vão surgir novas oportunidades para esta região.“É uma marca de qualidade a nível mundial que é uma mais-valia muito importante do ponto de vista da promoção territorial e que abre imensas oportunidades sejas para a promoção de produtos, actividades e das cidades” realça.
O projecto Biosfera Transfronteiriça representa um investimento de 400 mil euros e é co-financiado pelo FEDER em 300 mil.
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário