quarta-feira, 13 de abril de 2011

Duas Igrejas

Duas Igrejas é uma pequena aldeia, com 493 habitantes, que ganhou fama pelas suas tradições culturais, e pela proximidade a Miranda do Douro, sendo o término da linha de caminho de ferro do Sabor.Abrigo rupestre da Solhapa – à saída da aldeia localiza-se um abrigo rupestre datável do Paleolítico.
Pauliteiros
Duas Igrejas também é famosa pelo seu grupo de Pauliteiros, que se exibe em festividades locais e no estrangeiro. A tradição dos Pauiliteiros está em declínio, sendo a sua face mais visível na festa de Santa Bárbara, no terceiro domingo de Agosto, onde a exibição de grupos de pauliteiros atinge o seu auge. É um tipo de ritual associado a cultos de fertilidade. Outrora os seus característicos paus poderiam ter sido espadas.
Este conjunto é formado por 8 dançadores (4 guias e 4 piões), três tocadores músicos e um dançador suplente. Como é sabido, na terra de Miranda, e entre os estudiosos do folclore, esta dança é quase tão antiga como a existência do homem sobre estas terras. Trata-se das danças mais conhecidas na antiga Europa, seguido opinião sustentada pelo Historiador e Etnólogo mirandês Dr. António Maria Mourinho e outros folcloristas de nome, Espanhóis, Franceses, Ingleses e Alemães.
Terá nascido no centro da Europa e (região da Transilvânia) na 2ª idade do ferro, como dança de espadas, espalha-se logo pela Europa Central, Alemanha, Escandinávia, Ilhas Britânicas, Blacãs e Península Ibérica. Ao toque da gaita de fole que comanda o exercício de todo o conjunto acompanhado de caixa de guerra e bombo, ou de flauta pastoril executam os ditos dançadores um conjunto de danças diferentes e bailados que podem ir até à meia centena, todos diferentes e com letras apropriadas e música e coreografia ou passes diferentes.
Percorriam as povoações por ocasião das festas religiosas dos santos padroeiros para recolher as esmolas para a mesma festa e participavam nas procissões, no fim das quais, nas festas principais das Igrejas, faziam exibição geral do seu repertório e a seguir um jantar.

in:viagenstravel.com

1 comentário: