sexta-feira, 27 de maio de 2011

Miranda do Douro: Aldeia de Atenor quer mostrar aos turistas velhos costumes e antigas profissões.

A freguesia de Atenor, concelho de Miranda do Douro, propõe-se revitalizar antigas profissões e velhos costumes locais, de forma a dinamizar turisticamente uma aldeia com um património cultural e ambiental “únicos”.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Atenor, Moisés Pêra Esteves, os participantes poderão participar em actividades como o fabrico do queijo, transformação de lã, cozer o pão e até fazer barras de sabão à moda antiga.
A iniciativa denominada por “Ronda das Adegas” está agendada para sexta-feira e sábado, prometendo levar os visitantes numa “viagem de descoberta” das profissões e costumes ancestrais, ainda em prática na aldeia transmontana e em “vias de extinção”.
“Paralelamente estará patente, nas antigas adegas da aldeia, uma montra de produtos regionais, desde os enchidos, compotas, pão caseiro, licores e vinho”, acrescentou o autarca.
A iniciativa servirá ainda para “dar a conhecer” às pessoas do litoral que se instalaram na aldeia nos últimos anos um pouco das tradições e formas de vida do interior.
“Nos últimos dois anos, tem-se verificado uma grande procura de casas para recuperar, por parte de pessoas vindas do litoral que se querem instalar na aldeia”, sublinhou Moisés Pêra Fernandes.
A organização do evento está a cargo de associações locais e inclui arraiais populares, música tradicional, peças de teatro, passeios de burro ou jogos tradicionais.
“O objectivo da actividade é o de explorar o potencial turístico da freguesia de Atenor, valorizar os costumes e tradições da região e preservar o património natural e cultural”, concluiu.
In:RBA

Sem comentários:

Enviar um comentário