domingo, 26 de junho de 2011

Graça Morais


Graça Morais nasceu em 1948, em Vieiro (Trás-os-Montes). Licencia-se em 1971 em pintura pela ESBAP. Em 1974 expõe pela primeira vez no Museu Alberto Sampaio. Em 1975 funda o grupo puzzle. Entre 1976 e 1978 vive em Paris como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.
Graca_Morais.jpgA pintura de Graça Morais é sobretudo uma procura de exprimir o Portugal rural que marcou a sua infância e que sempre encarnaram os seus desejos e receios. De traço forte onde é visível o fascínio por Chagal, Graça Morais cria um mundo de contrastes onde o figurativo é tratado com cuidado e mestria.
Contudo, no seu todo, é uma obra tão poética como agreste. Nem bucólica, nem saudosista, muito menos geradora de rupturas, a pintura de Graça Morais perde-se no tempo e na memória criando universos intimistas onde a realidade serve de suporte ao gesto criativo. catalogo_GMfinal 2008.jpg
Talvez devido à sua fobia à exposição nunca conheceu o reconhecimento internacional de outros seus contemporâneos, o que é uma pena, pois que de todos os novos consagrados talvez seja a mais portuguesa.
Está representada em diversas colecções como: CAMJAP r11; Fundação Gulbenkian, Museu de Serralves, Museu de Arte Moderna de São Paulo, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário