sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Principezinho - Antoine Saint-Exupéry




  • Era uma vez um menino que era príncipe, vivia num pequeno planeta, tratando de três vulcões e da sua rosa. Um dia resolveu partir para conhecer o Universo e fazer amigos.


  • Ao longo da sua viagem visitou vários planetas semelhantes ao seu, mas com habitantes muito diferentes. No primeiro vivia um rei. O rei vivia sozinho e há muitos anos que não via ninguém…- Finalmente tenho alguém em quem mandar – disse o Rei ao ver o Principezinho.



  • No segundo planeta, o Principezinho conheceu um homem muito vaidoso:- Ah! Ah! A visita de um admirador. É verdade que me admiras muito?- O que significa admirar?- Admirar significa reconhecer que sou o homem mais bonito, mais bem vestido, mais rico e mais inteligente do planeta.- Mas estás aqui sozinho neste planeta!



  • No planeta seguinte vivia um bêbado, esta visita foi muito curta.- Que estás a fazer? – perguntou o príncipe.- Estou a beber vinho.- E porque é que estás a beber?- Para me esquecer que tenho vergonha de beber…O Principezinho foi-se embora pasmado a pensar: “Decididamente as pessoas grandes são muito, muito esquisitas.”



  • O quarto planeta era de um homem de negócios, estava tão atarefado que nem levantou a cabeça quando chegou o Principezinho.- Bom dia! – disse o menino. O homem estava a fazer contas e nem respondeu. Ele estava a contar as estrelas e dizia que as tinha comprado a todas.



  • O quinto planeta era muito curioso. Era o mais pequeno de todos. Só tinha espaço para um candeeiro e o senhor que o acendia. O principezinho não percebeu porque existia um candeeiro num sítio onde não havia casas nem mais pessoas!



  • O sexto planeta era bem maior. Era habitado por um senhor idoso, que escrevia livros enormes.- Que fazes? – perguntou o menino.- Sou geógrafo.- O que é isso? É um sábio que sabe onde ficam os mares, os rios, as cidades, as montanhas e os desertos. Isso é muito interessante…até que enfim que encontro uma verdadeira profissão. Mas apesar da sua profissão ele não sabia se havia oceanos e montanhas no seu planeta, pois estava muito ocupado a escrever os seus livros.



  • O sétimo planeta que o Principezinho visitou foi a Terra…ele estava no deserto de África e a primeira criatura que viu foi uma serpente, cumprimentou-a e ela respondeu-lhe e continuaram a conversar. O Principezinho sentou-se numa pedra, olhou as estrelas no céu e disse:- Olha para o meu planeta, está mesmo diante de nós, mas tão longe!- É lindo! – disse a serpente. – Mas o que vens cá fazer?- Vim cá por causa de uma flor…- Deves gostar muito dessa flor! – respondeu a serpente.



  • Passado algum tempo, encontrou uma floresta cheia de flores.- Olá! Quem são vocês?- Somos flores. Somos árvores. Somos a floresta!- São flores? A minha flor tinha-me dito que era única…afinal há mais! E eu que pensava que era rico, por ter a única flor do mundo! As flores responderam: - O importante é gostares da tua flor e cuidares dela. Dares-lhe de beber quando tem sede. Cobri- la com um manto quando tem frio. O importante é o amor!- Sim, sim. É bom amar uma flor!- A raposa que aqui vive é da mesma opinião! – Disseram as flores!



  • O Principezinho foi logo conhecer essa raposa. Achou-a bem bonita e conversou bastante com ela. Disse-lhe que andava à procura de amigos, pois no seu planeta só tinha uma amiga flor. Então convidou a raposa para brincar com ele.- Não posso brincar contigo! Ainda não estou presa a ti. – Disse a raposa.- Ah! Desculpa. O que é estar presa?- Vê-se logo que não és de cá. Significa estar ligada a alguém e criar laços com essa pessoa.



  • O principezinho percebeu que estava ligado com a sua flor. E a raposa perguntou se ele queria ser seu amigo. Depois a raposa explicou ao- Eu bem gostava de ser teu príncipe porque os amigos amigo, mas depois tu vais são tão importantes e nos sentir saudades minhas fazem tão felizes só por quando eu for embora. existirem! - Mas é preciso cuidar dos- Claro! Ser amigo é isso amigos, dar atenção e mesmo! – respondeu a miminhos! – Disse a raposa. raposa.



  • O principezinho pensou de novo na sua flor e que afinal ela era única no mundo, pois era a única flor sua amiga…que ele cuidava e amava.- Sou responsável pela minha flor. – Disse o Príncipe. Antes de ir embora para junto da sua flor, o Principezinho foi despedir-se da raposa que lhe disse um segredo muito importante:



  • - Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos! E aqui ficou esta história, Que fala de Amizade. Preservem os vossos amigos Até à eternidade!
  • Sem comentários:

    Enviar um comentário