segunda-feira, 25 de julho de 2011

ASCUDT inaugurada

Um dia depois de comemorar os 18 anos de existência, a Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT) inaugurou, no dia 20 de Julho, a sua nova sede.
O equipamento, que acolhe 34 utentes, representa um investimento na ordem de 1,25 milhões de euros, co-financiados pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, sendo que a Câmara Municipal de Bragança cedeu, em regime de comodato, o terreno para a construção e contribuiu com 215 mil euros.
Durante a cerimónia que contou com a presença do Bispo da Diocese Bragança – Miranda, D. António Montes Moreira, e do secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Dr. Marco António da Costa, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, mostrou-se satisfeito com a inauguração deste novo equipamento e recordou que “a partilha de recursos ao nível das instituições é muito importante, sendo que têm que se encontrar mais soluções de ajuda”.

O autarca reforçou, também, a ideia de que “cuidar da sustentabilidade destas instituições, uma vez que o custo médio por utente é de mil euros, sendo que o Estado paga 35 por cento, ficando o restante valor a cargo dos utentes que não dispõem de rendimento compatível”. Salientou, ainda, a necessidade de adequação do quadro normativo de exigências às IPSS, de modo a garantir equilíbrio e sustentabilidade das instituições face ao momento de crise que se atravessa.
Uma ideia também “defendida” pelo secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Dr. Marco António da Costa, que sublinhou que o Governo está a efectuar uma “avaliação no terreno com as IPSS e as Misericórdias, de forma a garantir a sustentabilidade das instituições existentes e das obras que estão a ser feitas e do seu funcionamento futuro”.
O Presidente da direcção da instituição, Rui Coelho, recordou que as novas instalações permitem, agora, acolher mais utentes, sendo, por isso, “uma mais-valia para a ASCUDT e para a população do distrito”.
De referir que a ASCUDT foi fundada em 1993 e conta, actualmente, com cerca de 780 associados.
in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário