terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mogadouro: Câmara quer transformar edifícios que acolheram escolas em habitações sociais e turísticas

A Câmara de Mogadouro está a ponderar transformar os edifícios das antigas escolas primárias em habitação social e em mais habitações turísticas, dando seguimento a uma “política” de aproveitamento daqueles espaços inseridos no meio rural.
“Há já algum tempo que nos temos debruçado sobre o assunto, havendo já algumas unidades transformadas, as quais se revelaram casos de sucesso no turismo em espaço rural.
Transformar alguns edifícios em habitação social é outra das nossas prioridades”, avançou o vereador das Obras Públicas, António Pimentel.
No campo social, o executivo municipal está convencido de que transformar algumas das antigas escolas em habitação social poderá ser uma espécie de “dois em um”, ou seja, resolve-se o “problema habitacional a algumas famílias carenciadas” e ao mesmo tempo preserva-se os imóveis.
Em todo o concelho de Mogadouro há mais de meia centena de imóveis que acolheram as antigas escolas primárias, construídas durante o Estado Novo e espalhadas por 56 localidades rurais.
“As escolas de Urrós e Peredo de Bemposta já foram transformadas em modernas unidades de turismo rural e devolvidas às respectivas freguesias para exploração, tendo-se revelado casos de sucesso no panorama turístico do concelho”, adiantou o vereador.
Alguns dos imóveis puderam igualmente ser devolvidos a associações do concelho para aí instalaram as suas sedes e em alguns casos transformá-los em unidades de transformação de produtos endógenos.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário