segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Douro Internacional: Criação da figura do agente de desenvolvimento local defendida em jornadas transfronteiriças.

O presidente da Corane, Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, defendeu hoje a criação da figura dos agentes de desenvolvimento local.
“Esta figura de agentes de desenvolvimento local poderão servir para alavancar a economia local, através de estratégias que vão de encontro a politicas de desenvolvimento local, cooperação transfronteiriça e empreendedorismo”, disse à agência Lusa, Artur Nunes.
Em Espanha a figura de agentes de desenvolvimento local já existe para promover politicas em rede de promoção do comércio e indústrias locais, vocacionadas para a comercialização dos produtos endógenos.
“Estes agentes poderiam ser criadas no seio de associações de desenvolvimento local”, acrescentou o também presidente da Câmara de Miranda do Douro.
A estratégia foi defendida no decurso das primeiras Jornadas Transfronteiriças de Diversificação e Economia e Desenvolvimento Espanha – Portugal que decorrerem até domingo, na localidade Espanhola de Villar del Buey (Formoselle).
Na opinião de Artur Nunes, estes técnicos são conhecedores das realidades económicas das regiões transfronteiriças e por esse motivo, poderão ser um elo de ligação entre os produtores locais e consumidores, que na sua maioria estão concentrados nos grandes meios urbanos.
Por seu lado, a agente de emprego e desenvolvimento local, Ana Cortés, garante que é preciso tomar consciência das oportunidades de negócio em que a crise “passa ao lado”.
“Começam a aparecer caso de sucesso como mercados dos vinhos, queijarias, compotas, ou doces tradicionais. Nichos de mercado, que começam a fixar pessoas em localidades pequenas e afastadas dos grandes meios urbanos”, constatou a agente de emprego espanhola.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário