terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alunos, cada vez mais, trocam livros pelas novas tecnoclogias

As novas tecnologias afastam os alunos da leitura. Quem o diz é Albino Falcão, professor de Português na Escola Augusto Moreno, que lançou, ontem, um livro de contos infanto-juvenis para incentivar os alunos a ler mais. O professor afirma que os estudantes são muito influenciados pelas novas tecnologias e põem a leitura e a escrita em segundo plano.
“Eu acho que eles estão habituados às novas tecnologias e o escrever e ler está em segundo plano. Por isso, julgo que é uma boa hipótese e ao que parece eles gostam deste tipo de literatura e está a ter um efeito positivo. Sem dúvida que hoje em dia os alunos se viram mais para os computadores do que para os livros. Depois há outra coisa que também é prejudicial, que são os telemóveis e os sms, a gente nos testes encontra aquelas abreviaturas que eles usam nos telemóveis”, constata o professor.
Para ir de encontro aos gostos dos jovens, a biblioteca da Escola Augusto Moreno já disponibiliza material em formato digital. A coordenadora da biblioteca afirma que a escola tem 12 computadores disponíveis para os alunos. Elisa Ramos salienta, ainda, que a biblioteca tem um blog e página do facebook para que os alunos possam interagir com a biblioteca através das novas tecnologias.
“Hoje a leitura já não se faz só no suporte livro, embora nós saibamos que o suporte livro é ainda o mais procurado. Contudo nós temos à disposição dos alunos recursos informáticos bons e suficientes. Temos 12 computadores que estão permanentemente disponíveis. Através do computador podem aceder aos recursos mais modernos, como o facebook, a biblioteca tem uma página no facebook, temos um blog, onde estão reunidos também um conjunto de recursos e partilha de actividades entre turmas e temos também uma página com conteúdos para as várias disciplinas”, enumera Elisa Ramos.  
Entre os alunos as opiniões dividem-se, mas muitos dizem que conseguem conciliar os jogos de computador com a leitura.
“Gosto de fazer várias coisas nos computadores, mas também gosto de ler. Sim consigo conciliar as duas coisas”, afirma Matilde Barros, de 11 anos.
Durante este mês a Escola Augusto Moreno desenvolveu várias actividades ligadas à leitura para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário