sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A tradição ainda é o que era...

Manda a tradição, que na noite de consoada em Portugal se coma, bacalhau com couves e batatas. Outros, preferem o peru.
No resto do mundo, como será a tradição?
ArgentinaPor terras argentinas, el asado é o prato natalício. Várias carnes essencialmente de vaca e respectivas entranhas são postas no grelhador, onde cozinham de duas a três horas. As carnes fazem-se acompanhar de saladas. A mais típica é uma mistura de batata, ovo e maionese mas também se fazem as saladas mais comuns: de alface, tomate e cebola.
AustráliaComo o Natal na Austrália coincide com o início do Verão, os pratos preferem-se frios. Apesar de o peru recheado com puré de batata ser o prato mais comum, também se comem frutos do mar ou saladas. Para sobremesa, a pavlova costuma ser o doce eleito. Uma tarte com base de merengue, barrada com creme e coberta por fruta fresca - yumi.
Brasil
Toda a gente sabe que o Natal no Brasil é bem bom: com muito sol e calor. Quanto à comida, essa é saborosa e fresca. No prato principal estão assados de todos os tipos como leitão ou frango. O mais comum é o frango recheado com farofa. Quanto aos doces, o panettone italiano é o favorito, além de existir sempre uma variedade alargada de fruta.

Cabo VerdeDjagacida é o prato que normalmente está na mesa dos cabo-verdianos em épocas festivas. Durante os festejos natalícios, na Ilha do Fogo casa sim-casa sim há Djagacida na mesa. Consiste numa mistela de arroz, feijão, carne e paprika. Pode também servir--se com carnes assadas como leitão ou cabrito.
Canadá
Neste país norte-americano, os pratos de Natal receberam algumas influências, nomeadamente a portuguesa. Pode dizer-se que peru recheado é tradição apesar de também se poder comer lavagante ou caranguejo. No Quebeque existe ainda a tortière, uma torta típica com carne de porco, cebola e especiarias.

Dinamarca
O andesteg (ou pato assado) é um dos pratos eleitos. De preferência que seja cheio e bem gordinho, dos que crescem no campo. O pato pode ser recheado com maçã e acompanhado por uma salada de couve roxa. Os pebernødder são o doce mais comum. Biscoitos típicos, ligeiramente picantes, que nunca faltam à mesa.

Finlândia
Joulukinkku pode ser uma expressão estranha mas a sua tradução tem tudo para ser deliciosa. A perna de porco que vai ao forno é acompanhada por pasta de mostarda e puré de batata adocicado. E porque na Finlândia o frio mete respeito, todas as mesas têm glögg, uma bebida quente que pode ter vinho tinto ou sumo de frutos silvestres.

Grécia
Principalmente no Norte do país são comuns os lahanodolmades, que são pequenos embrulhos de couve com arroz e carne picada dentro – simbolizam o Menino Jesus deitado na manjedoura. O christópsomo é o doce mais requisitado. É um pão grande, de mel, canela, sementes de sésamo e de anis coberto com amêndoas e nozes.

México
Os pratos mais importantes nesta época são o bacalao a la vizcaína, que consiste em postas de bacalhau em molho de tomate e pimentos vermelhos, e tamales verdes de pollo, pequenos embrulhos de verdura recheados de frango. Para beber, o ponche de frutas é fundamental, para dançar e cantar como só os mexicanos sabem.

Sem comentários:

Enviar um comentário