sábado, 26 de novembro de 2011

“À Manhã” estreia no Sábado


Estreia a 26 de Novembro, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, a peça “À Manhã”, que a Filandorra-Teatro do Nordeste criou em residência artística no concelho de Alfândega da Fé.
Trata-se de uma co-produção com o Município de Alfândega da Fé, numa tentativa clara de chamar a atenção para o problema do envelhecimento e desertificação do interior do país, a partir da obra “À Manhã”de José Luís Peixoto.
Ao longo de cerca de 2 meses, a companhia percorreu o concelho num contacto directo com os idosos, com o seu modo de vida, o seu linguajar próprio isto num processo dinâmico para a construção de personagens e de todo o ambiente cénico que servirá de base ao espectáculo. O resultado é uma obra adaptada à realidade local, com a qual os Alfandeguenses, em especial os mais velhos, se identifiquem, mas que também possa servir como um alerta para os problemas sentidos pelos idosos num concelho rural e do interior do país.
Daí que a antestreia, que acontece a 25 de Novembro (15.30h e 21.30h), vá ter como espectadores idosos não só de Alfândega da Fé, mas também de outros concelhos vizinhos. O mesmo se passando ao longo de todo o fim-de-semana com sessões programadas para este público.
Recorde-se que Alfândega da Fé faz parte da Rede Mundial de Cidades Amigas dos Idosos, um grupo de localidades preocupadas com o envelhecimento da população e que em conjunto traçam metas e desenvolvem projectos para proporcionar aos cidadãos um envelhecimento, participativo, activo e com qualidade.
Esta foi uma das razões que levou a companhia a escolher esta localidade para a Estreia Nacional de “À Manhã”, isto a aliar ao facto de o Município ter sido o último a aderir à Rede de Curta Permanência da Filandorra, e onde está a ser executado com assinalável êxito o programa protocolado, nomeadamente a apresentação de espectáculos para a comunidade e a criação da Escola Municipal de Teatro, pela qual a Companhia é pedagógica e artisticamente responsável.
“À Manhã”é a 56ª produção da companhia e vai ser apresentada no âmbito das comemorações dos 25 anos de actividade ininterrupta desta formação teatral transmontana. AEstreia Nacional acontece a 26 de Novembro, pelas 21.30h, na Galaria de Exposições da Casa da Cultura Alfandeguense . O local foi transformado numa sala de espectáculos, com a plateia a circundar uma leira de terra onde se vai desenvolver toda a acção.
in:http://noticiasdonordesteultimas.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário