quarta-feira, 30 de novembro de 2011

REN garante reforço das linhas na zona de Bragança

A Rede Eléctrica Nacional (REN) está disposta a reforçar a rede de recepção de energia entre Macedo de Cavaleiros e Bragança, caso avancem os projectos para construção de parques eólicos nas serras da Nogueira e Montesinho, no concelho de Bragança, e na Coroa, no concelho de Vinhais.
A garantia foi deixada, na passada sexta-feira, em Bragança, pelo director de investimentos da REN, Albino Marques, durante o fórum “Energias Renováveis em Trás-os-Montes: Presente e Futuro”, inserido nas comemorações dos 25 anos da Rádio Brigantia.
Albino Marques deixou claro que estão previstos novos investimentos para a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde, até ao final do ano passado, a REN já investiu cerca de 50 milhões de euros para aumentar a capacidade de recepção e garantir o transporte de energia em segurança. Estes investimentos foram impulsionados pelo reforço de potência nas barragens de Picote e Bemposta, no Douro Internacional, mas também pela construção das barragens do Baixo Sabor e de Foz Tua.
“A REN tem uma grande colaboração com a Direcção Geral de Energia. Quando os projectos dos promotores são apresentados para licenciamento e se vê que eles têm credibilidade, imediatamente, a REN prepara a rede em antecipação para receber essas produções”, garante o director de Investimentos da empresa.

REN garante que a ligação do ramal de transporte de energia de Macedo de Cavaleiros ao concelho de Bragança, com ligação a Espanha, é uma possibilidade
Albino Marques enaltece que a recente estrutura construída entre Macedo de Cavaleiros e Valpaços, onde já há parques eólicos a funcionar, tem capacidade para mais uma ligação ao Nordeste Transmontano.
O director de Investimentos da REN foi, ainda, questionado por Luís Frollen, professor do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e orador neste fórum, se a REN está disposta a investir numa linha de transporte de energia entre Portugal e Espanha, pela zona de Bragança.
Albino Marques deixou essa possibilidade em cima da mesa, desde que avancem os projectos eólicos previstos para o norte do distrito de Bragança.
O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, mostrou-se satisfeito com a resposta de Albino Marques. O edil brigantino lançou, ainda, um repto ao Governo para dar mais apoios às empresas que investem em projectos de energias renováveis, tendo em conta as dificuldades que os investidores enfrentam em tempo de crise.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário