terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Heli do INEM parado durante a noite

Está em risco a utilização do helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros durante a noite.O meio aéreo de socorro chegou ao distrito de Bragança em Abril de 2010, no seguimento de uma promessa do Governo PS, mas agora poderá operar apenas durante o dia.  Em causa está uma proposta do presidente do INEM ao ministério da Saúde, no sentido de reduzir custos.
Em entrevista à agência Lusa, Miguel Soares de Oliveira revelou que, até ao final do ano, deverá haver uma decisão sobre a manutenção, ou não, dos cinco helicópteros com os horários de funcionamento.
Para já, os especialistas reconhecem que os helicópteros ligeiros – estacionados em Macedo de Cavaleiros, Aguiar da Beira e Loulé - não estão a realizar os serviços que deviam estar a realizar, nomeadamente à noite e por dificuldades várias como a visibilidade ou as condições atmosféricas que limitam a sua actuação.Em média, os helicópteros do INEM efetuam meia saída por dia, o que representa uma “baixa eficiência” a “gastos grandes”.
Quem está claramente contra esta possibilidade de o helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros operar apenas durante o dia, são os macedenses.O povo diz que Macedo está a ser alvo de actos de desprezo a nível dos serviços de saúde e os habitantes frisam mesmo que não vão cruzar os braços perante este cenário.“Já temos o hospital a fechar e ainda vem o INEM querer tirar o helicóptero? Temos de fazer aqui uma revolução”, diz uma das habitantes.
Outro macedense diz que “é miserável” se isso acontecer. Uma jovem macedense frisa que “muitas vezes são precisas deslocações para o Porto” e “gostava de saber como vamos fazer para sobreviver”.
Outra habitante sugere mesmo que “o povo se revolte”.Actualmente, a presença dos três helicópteros no Interior custa 1,8 milhões de euros.Mas, na região, já há vozes contra esta medida.Mota Andrade, deputado do PS e um dos responsáveis pela chegada do helicóptero a Macedo, não se conforma se a decisão for efectivada.“Vemos isso com muita apreensão. Foi um dos helicópteros que mais atendimentos fez no distrito. Pelos vistos, o Governo acha que pode proibir a existência de acidentes durante a noite. É uma atitude inadmissível”, frisou.
Da parte do PSD, não foi possível chegar à fala com nenhum dos dois deputados pelo distrito.


Escrito por Brigantia/CIR
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário