quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mirandela - Exposição «Alma Tua»


Até 6 de Janeiro, está patente no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, em Mirandela, uma mostra de fotografia e poesia, de Norberto Valério e José Miguel Gomes, dedicada ao rio Tua e à histórica linha férrea. Ao mesmo tempo, a mostra pretende alertar para a salvaguarda de ambos os patrimónios.
Apresentando um conjunto de imagens e textos inspirados num trajecto pela linha ferroviária do Vale do Tua, a exposição dá a conhecer as perspectivas do fotógrafo (Norberto Valério) e do poeta (Miguel Gomes). 
Esta iniciativa é, segundo os autores, «inteiramente dedicado» ao rio Tua e à linha de caminho de ferro com o mesmo nome. «E, por inerência, a parte da população do Nordeste Transmontano», adiantam. 
Norberto Valério e Miguel Gomes consideram que o rio, a linha e a população «estão ameaçados pelo abandono». 
O projecto «Alma Tua» procura mostrar «a beleza das terras e gentes transmontanas e da sua alma» mas visa também sensibilizar para a sua salvaguarda, descrevem os autores. 
Consideram ainda que este é um trabalho que incide sobre «os que não têm voz e que pela força do isolamento acreditam em quem lhes atira umas palavras caras acompanhadas de fato e gravata». 
E acrescentam, no site de promoção deste trabalho, que «é impossível, quando se veste um pouco mais de alma, ficar indiferente à beleza do Vale do Tua». 
Esta exposição é organizada pelo município de Mirandela.
in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário