terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Novo Livro «Cruzes de Guerra», de Henrique Pedro

O ilustre mirandelense, Henrique Pedro, depois de muita visibilidade em Mirandela, há anos que se remeteu ao «deserto» e ao silêncio. Mas, no deserto também se encontram oásis com belos frutos. Por isso, fez da musa poética «gostosa companhia». Aliás, quando era director do Instituto Piaget (pólo de Mirandela) veio a público, em 2001, com o livro «Poemas da Guerra de Mim e de Outrem» que muito apreciamos pela qualidade, e sabe do que fala, por que foi combatente na Guerra Colonial em Moçambique e foi militar de carreira com a patente de tenente-coronel.
Não mais parou, publicando mais cinco títulos. Agora, oferece-nos «Cruzes de Guerra - (Romance do fim do Império)» um livro que foca a guerra colonial e que aborda de uma forma original, com leveza como se fosse um rio suave em leito encantador. A mim encanta-me a leitura que já comecei e que quero acabar quanto antes. A capa belíssima, reproduz um quadro que retrata uma viúva negra angolana e na contracapa um excerto do prefaciador, General Chito Rodrigues, que nos diz: «A figura dominante é um alferes, depois (…) capitão apaixonado, (…) Henrique Pedro recria na sua ficção, na sua verdade, personagens e heróis.»
A acção deste romance passa-se em Trás-os-Montes e pelos principais continentes por onde foi escrita a nossa grandiosa epopeia dos Descobrimentos. No Prefácio lê-se: «é uma obra que trata e retrata o amor e a guerra. O amor como “energia de retorno ao Absoluto”». Pelos capítulos iniciais que já li deixaram-me entusiasmado com esta valiosa «cruz de guerra» que não esquece os contentores e o êxodo de Angola para Portugal de muitos portugueses e angolanos num período que não nos orgulha, pelo menos pela forma como foi ditado. «Cruzes de Guerra», lê-se no Prefácio, respira tranquilidade que emana duma «escrita deliciosa e promotora de valores, valores superiores, fazem deste livro um romance (…) um livro de sempre.» Por isso sinto-me lisonjeado ao ter sido convidado para fazer a apresentação deste belo romance em Mirandela, no Núcleo dos Combatentes, no dia 22 de Dezembro de 2011. O livro pode ser solicitado para: hacpedro@hotmail.com

por:Jorge Lage
in:http://www.jornal.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário