sábado, 27 de fevereiro de 2016

VULTOS Bragançanos - António Fernando Pereira Subtil

Imagens: Fernando Nunes


Nasceu no lugar de caminho da Vila, freguesia de Santa Maria. concelho de Bragança. em 3.2.1934. Licenciou se em Filologia Clássica. Foi capitão miliciano em Angola (1968/70). Desde muito cedo revelou grande propensão para as artes e letras. Foi co fundador do 1.° jornal escolar do Liceu de Emídio Garcia, de Bragança, chamado: o Alvorada (1948), de parceria com outro ilustre transmontano: Hirondino da Paixão Fernandes. Mais tarde colaborou noutro jornal escolar: O Estudante, órgão do Liceu Nacional de Salvador Correia (Luanda). Viria a ser director desse jornal (1954). Durante o período em que foi aluno universitário teve destacada intervenção em vários actos, como a "Praxe Coimbrã" (1958). Foi representante da Faculdade na Comissão do Livro. 
Traduziu em verso, a tragédia: O Judeu e a Malta, de Marlowe. Concluído o serviço militar iniciou a carreira de docente no Externato de Trindade Coelho, em Macedo de Cavaleiros (1958). Em 1960 era docente no Liceu de Bragança. Aí desenvolveu intensa actividade nas diversas áreas culturais e recreativas. Durante a sua presença em Angola, produziu dois programas radiofónicos na Emissora Católica de Angola: Para lá do Marão e Foice em Seara Alheia. Colaborou também nas actividades do Clube Transmontano. Em Setembro de 1970 foi reintegrado no Liceu de Bragança, desenvolvendo, desde aí, inúmeras actividades sociais, culturais e políticas. Fundou o jornal: O Cardo jornal do Nordeste (1981). Mais tarde fundou o Nordesde semanário Regional de Intervenção que ainda se publica e de que foi director. A ele se deve a proposta que elevou Miguel Torga a patrono da Escola Secundária n.° 3 e também da rua que leva a essa escola. Foi deputado municipal de Bragança.

In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte

3 comentários:

  1. Acabei de me emocionar, ao rever a figura do meu Mestre Dr. Fernando Subtil, meu Professor no Liceu Nacional de Bragança nos anos lectivos 1962/63 a 65/66. Ainda por cima com as imagens dinâmicas e a sua voz, proporcionadas pelo vídeo. Devo confessar que, apesar de ter regressado a Bragança em duas ocasiões e ter procurado visitá-lo, sem sucesso, nunca mais estive com a sua Pessoa. Agradêço pois ao autor das imagens e ao Blogue esta feliz iniciativa. Bem hajam.

    ResponderEliminar
  2. É obviamente emocionante ver um vídeo como este. Bem hajam todos e também o Drº Subtil!!..
    Fui seu aluno, em Francês, nos primeiros 15 dias do meu 1º ano, no LNBragança, no ano lectivo 1963/64!!... Na Mocidade Portuguesa cruzámo-nos também. No ano lectivo 1970/71 foi meu professor de Inglês, no 7º ano, também no LNBragança!.. lembro-me de ter sido reincorporado no Exército, em 1968!!... fazia vigia nos exames e aparecia fardado, algumas vezes!!... era Tenente!!.. Bem haja, Drº Subtil!!!...
    JoséFins

    ResponderEliminar
  3. Adorei rever o meu professor de Alemão do meu 6º e 7º ano do Liceu de Bragança,em 1973/1974.
    Obrigada.

    Luisa Fernão Pires

    ResponderEliminar