terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Antiga linha ferroviária do Sabor vai ter uma ecopista

A antiga linha ferroviária do Sabor vai ser transformada numa ecopista. A REFER já iniciou contactos com as autarquias abrangidas pelo património ferroviário.
O Gestor do Plano Nacional de Ecopistas na Refer Património, Luís Manuel Silvestre, acredita que há condições para avançar com uma ciclovia entre Duas e Igrejas e o Pocinho ainda este ano. “Queremos que o corredor funcione como ecopista desde o Pocinho até Duas Igrejas.
Na área de Torre de Moncorvo já existe uma ecopista, em Miranda irá existir também uma ecopista. Vamos envidar todos os esforços e as conversações com os outros municípios no sentido de estabelecerem um acordo connosco de modo a que também aí se realize a ecopista”, realça o responsável. O município de Miranda do Douro já está a trabalhar no projecto.
O autarca local, Artur Nunes, prefere, no entanto, não avançar o montante do investimento para transformar em ciclovia o canal ferroviário que atravessa o concelho. “É para avançar. Neste momento, estamos a reunir instituições para podermos encontrar uma solução que não seja onerosa nem para a REFER, nem para a Câmara, que seja sustentável a prazo para que tenhamos aqui mais um projecto âncora para o desenvolvimento do Planalto Mirandês”, salienta o edil. 
A Refer Património vai agora entrar em conversações com as autarquias de Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta. Na óptica de Luís Manuel Silvestre, os 250 euros por quilómetro que os municípios pagam anualmente pela concessão do património não é um entrave à concretização deste projecto. “O contrato que é feito estabelece uma carência até que seja executada a obra. E portanto essa carência de pagamento servirá para que os municípios possam vir através das receitas e através do desenvolvimento.
E portanto o valor é tão insignificante que se nós fizermos contas chegamos à conclusão que se está a discutir menos do que tomar o café num pequeno-almoço todos os dias”, defende o responsável.  
A REFER quer concessionar às autarquias o património da Linha do Sabor.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário