terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Balbina Mendes expõe em Santarém


“Máscaras rituais do Douro e Trás-os-Montes” é o título da exposição de pintura da artista transmontana Balbina Mendes que será inaugurada no dia 29 de Fevereiro, às 18h30, em Santarém.
A mostra, organizada pela Cul. Tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém e EEM, estará patente na Casa Pedro Álvares Cabral / Casa do Brasil até ao dia 22 de Abril.
“Balbina Mendes aborda uma das áreas da cultura tradicional portuguesa menos conhecida do grande público. Os carochos, os caretos, a Festa dos Rapazes, os “casamentos”, a Encomendação das Almas, são retratos vivos de culturas antiquíssimas que se podem encontrar nas regiões transmontanas, durante tanto tempo isoladas. Balbina Mendes nasceu ali e sempre manteve um contacto estreito com as suas raízes.
Por isso, todo o imaginário das lendas, de anjos e demónios, de interditos, do sobrenatural, passou por ela. E, agora, ao olhar as máscaras, poderosas, grandes, enigmáticas, garridas, provocadoras, as sensações transmitidas, com esta intensidade, por alguém que conhece e compreende o mundo em que existe o “mundo” das máscaras. Por detrás destas pinturas está certamente muito trabalho de pesquisa, de interpretação. A procura dos tons originais, a minúcia do tipo de tecido, tudo isto revela o seu olhar de pintora, a sua liberdade artística, convivem com uma preocupação cívica de preservar e divulgar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário