quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Bragança - 548 anos de Cidade

Por alvará de 20 de fevereiro de 1464 e a pedido de D.Fernando (2.º Duque de Bragança), D. Afonso V concede a Bragança o foro de cidade. Passados 548 anos o município não deixa passar a data em branco.


Os 548 anos da elevação de Bragança a Cidade (a nona mais antiga do País) foram comemorados, no dia 20 de Fevereiro, com um programa que enobrece a identidade do povo Brigantino e do qual se destaca o lançamento da obra “Bibliografia do distrito de Bragança”, da autoria do Dr. Hirondino da Paixão Fernandes e editada pela Câmara Municipal de Bragança, seguido da atribuição da Medalha de Mérito Municipal e entrega do Prémio Município de Bragança, que culminou com o espectáculo “Portos de Abrigo”, de Dulce Pontes.
Durante a apresentação do livro “Bibliografia do distrito de Bragança” – série Escritores, Jornalistas, Artistas, que decorreu na Sala de Actos do Município de Bragança perante mais de 130 pessoas, a cargo do autor do prefácio da obra, Professor Doutor Telmo Verdelho, foi dado a conhecer parte do trabalho desenvolvido ao longo de 40 anos pelo Professor Hirondino Fernandes e que, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, pode vir a ser, à semelhança do que aconteceu com o Abade de Baçal, “uma referência da região na área da bibliografia no que diz respeito a escritores, jornalistas e artistas Bragançanos”.
No total, são cerca de oito mil páginas, divididas em dez volumes, que serão lançados ao longo de um ano e meio, e que fazem referência a cerca de 5.000 autores conhecidos e desconhecidos do Distrito de Bragança ou que escrevera, sobre o Distrito.

A cerimónia passou, depois, para o Auditório do Teatro Municipal de Bragança, onde foram homenageadas cinco pessoas, que têm contribuído para o engrandecimento e promoção da Cidade em diversas áreas.
A Medalha de Mérito, que distingue cidadãos que, pelo seu prestígio, contributo e cargos desempenhados, têm contribuído de forma assinalável para o desenvolvimento do Município de Bragança foi atribuída ao Dr.  Hirondino da Paixão Fernandes, nascido na freguesia de Parâmio. Licenciado em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, este Investigador e estudioso é, também, o autor Transmontano, de entre os vivos, com maior número de obras publicadas, tendo, ainda, sido, durante vários anos, professor em diversos estabelecimentos de ensino e foi eleito deputado à IX legislatura da Assembleia Nacional, entre muitos outros cargos e funções exercidos.
O Município de Bragança distinguiu, ainda, e também com a Medalha de Mérito o Professor Doutor Eduardo Augusto Alves Vera-Cruz, actual director da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Doutorado em Ciências Histórico-Jurídicas (História do Direito), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, contribuiu, no âmbito da cooperação entre a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Bragança, para a realização em Bragança, nos anos de 2008, 2009 e 2010, dos cursos de Direito e interioridade, organização do primeiro Curso de Pós-Graduação sobre Direito e Interioridade, primeira pós-graduação realizada fora das instalações desta Faculdade de Direito, criação do Centro de Investigação para o Direito da Interioridade e Observatório Jurídico da Interioridade.

O Prémio “Município de Bragança” foi entregue a três personalidades que se distinguiram nas “áreas” “Cooperação Transfronteiriça” e “Cultura, Arte e Património”.
Assim, na categoria “Cooperação Transfronteiriça”, foi homenageado o Presidente da Diputación de Zamora, D. Fernando Martinez Maíllo, como testemunho e reconhecimento do Município de Bragança pela concretização de projetos entre a Diputación de Zamora e o Município de Bragança, promovendo mais oportunidades e competitividade aos nossos territórios, assegurando mais bem-estar para as populações e maior coesão social e económica e para que o mérito do trabalho bem feito entusiasme novos protagonistas.
Na mesma categoria foi, ainda, distinguido o Professor Doutor Luís Braga da Cruz, que enquanto Presidente da CCDR-N deu expressão à cooperação Norte de Portugal/Castela e Leão e, ao fazê-lo, reconheceu ser necessário vencer a situação de isolamento dos territórios fronteiriços. Bragança ganhou com essa atitude, reforçou o seu papel enquanto cidade de Equilíbrio Regional, sendo hoje mais competitiva e melhor parceira no plano da cooperação. 
Na categoria “Cultura”, foi distinguida a Directora do Teatro Municipal de Bragança, Mestre Helena Maria Lopes Genésio, como testemunho pela atividade profissional e artística que tem vindo a concretizar ao longo de um novo ciclo cultural, que envolveu a construção de novos equipamentos culturais através dos quais tem sido assegurada regularidade e qualidade ao nível da programação cultural.  
A cerimónia de comemoração dos 548 anos de Bragança Cidade terminou com o concerto “Portos de Abrigo”, de Dulce Pontes, que recentemente escolheu Bragança para viver.  O espectáculo, que decorreu perante cerca de 400 pessoas, primou pela inovação e interpretação de músicas variadas, integradas no seu fabuloso repertório.
 
in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário