quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bragança - Antiga sede da junta da Sé vai albergar banco de livros

Foto: AP
Presidente da Junta da Sé
e presidente da Associação de pais,
na assinatura do protocolo
e inauguração do espaço
para pais e encarregados de educação
Iniciativa partiu da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal que pretende ainda criar uma loja social
No dia em que a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal passou a dispor de um espaço própria na escola sede do Agrupamento, a Escola Secundária Abade de Baçal, em Bragança, assinou também, com a Junta de Freguesia da Sé um protocolo no âmbito do qual esta última entidade vai ceder o espaço da sua antiga sede, no centro da cidade, para a Associação aí instalar um banco de livros e uma loja social.

Segundo Susana Abrantes presidente da Associação de Pais, nesta época de crise justifica-se a criação de um espaço onde os alunos podem requisitar livros, cedidos por outros, reutilizando estes materiais didácticos que por vezes têm preços muito caros. “Acaba por funcionar um pouco como uma biblioteca”, referiu, acrescento que, no entanto se trata de um espaço em que será possível a troca de livros. “Por vezes a pessoa compra um livro para fazer exercícios, para se preparar para exames. Neste caso, em vez de estar a comprar um livro que pode ser extremamente caro, pode ir ali, requisita o livro, utiliza-o durante o tempo que é necessário e depois volta a entregar”. Neste espaço também podem ser feitas trocas de livros.
Nesta primeira fase a Associação está a sensibilizar pais ou encarregados de educação para cederem livros, escolares ou outros, de que os filhos já não necessitem.
Para o projecto arrancar em pleno, com a loja social, a funcionar a par a Banco de livros, pede-se também a entrega de roupas, electrodomésticos e outros bens que podem ser depois trocados, ou vendidos a preços simbólicos. Para Paulo Xavier, o presidente da Junta de Freguesia, esta é uma iniciativa que faz sentido apoiar, sobretudo numa altura em que as famílias enfrentam tantas dificuldades financeiras. Por esse motivo foi cedida a antiga sede da junta que, até há um ano atrás albergou um espaço para artesãos do concelho. no entanto, dificuldades de organização, a nível associativo, destes artesãos, levou a que o espaço tivesse ficado sem utilização.
Agora pais voluntários, membros da Associação, vão assumir a abertura e o fecho do Banco de Livros e Loja Social, bem como todo o trabalho administrativo e de gestão necessário ao funcionamento destes serviços. O objectivo da Associação é que o espaço abra até ao início de Abril. Em Dezembro deste ano será feita uma avaliação do projecto, de modo a determinar se este cumpre com efectivas necessidades. Entretanto, na própria Escola Abade de Baçal, a Associação passou a dispor de um gabinete, aberto oficialmente na semana passada, no qual pretende receber os pais, sempre que necessário e também realizar reuniões. Este é um modo de levar mais os pais à escola, fazendo com que sejam actores participativos na educação escolar dos seus filhos.

Por: Ana Preto
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário