quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mirandela quer baixar o IVA da alheira

É urgente que o Governo reponha a Taxa do IVA da alheira de Mirandela nos 13 por cento, em vez dos 23 por cento que está em vigor desde o início do ano. O pedido já foi encaminhado para o Ministério da Economia, através do agrupamento de produtores da alheira certificada de Mirandela e com o apoio da autarquia mirandelense.
António Branco salienta a importância deste enchido na economia local, que deve ser tido em conta, no entender do autarca, para ser apoiado pelo Governo e não agravado.  “Nós já tivémos a oportunidade de fazer formalmente, em conjunto com o agrupamento de produtores, essa reclamação junto do ministério da Economia. Consideramos que quando um produto regional como a alheira está neste momento com este crescimento, com esta pujança, aumentar o IVA de seis para 23% pode por em causa todo o investimento e todo o esforço que está a ser realizado.

Na minha opinião, é fundamental  reverter rapidamente esta situaçãoconsiderando que a alheira é um produto certificado, de qualidade e principalmente de amplitude regional e não nacional. Isso já aconteceu com outros produtos, não estamos a pedir nada de excepcional”. Opinião contrária tem o director regional de agricultura do Norte. Manuel Cardoso diz que a indústria da alheira representa um volume de negócios de 28 milhões de euros em 2011, só no concelho de Mirandela.
Com este número não precisa de apoios por parte do estado, mas sim direccionar a sua atenção para ganhar escala no mercado internacional. “Não penso que seja fundamental a alteração da taxa do IVA. Um sector que no ano de 2011 teve um volume de negócios na ordem dos 28 milhões de euros, só no concelho de Mirandela, não me parece que precise de um apoio do Estado nessa matéria. Bem pelo contrário, é uma maneira até de esse sector corresponder a todos os incentivos que tem tido por parte do Estado nos investimentos que todas essas indústrias fizeram ao longo destes anos e ainda em todas as acções de promoção que o Estado tem feito para este tipo de produtos”.
Declarações à margem da Feira da Alheira de Mirandela, que abriu portas no passado sábado. As expectativas dos produtores são optimistas “Temos de ser optimistas. Se não formos optimistas temos que remar contra a maré. Se isto não evoluir de outra maneira, temos de contrariar, tem que vir gente. Já me habituei a ver as pessoas virem a Mirandela comprarem alheiras” , afirma um produtor. “As expectativas no início são as melhores.
Foi feita alguma promoção nas agências de viagens para que várias pessoas nos visitem”, acrescenta uma expositora. 
O certame teve início no passado Sábado e prolonga-se durante os próximos fins-de-semana, até 4 de Março.


Escrito por Terrea Quente (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário