quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mogadouro - 750 mil euros para saneamento - Conclusão da rede de tratamento de águas residuais

A Câmara de Mogadouro vai investir cerca de 750 mil euros na conclusão da rede de tratamento de águas residuais do concelho com a instalação de 17 estações de tratamento (ETAR).
O investimento será suportado pelos cofres da autarquia, tudo porque ainda não há financiamento para a intervenção, sendo a acção considerada como “um esforço financeiro significativo” para as finanças locais, “num cenário de crise económica”.
Agora, com a empreitada no seu início, o executivo municipal irá procurar programas que comparticipem o investimento e para o efeito vai recorrer aos fundos disponíveis no Quadro de Referência de Estratégia Nacional (QREN).
A intervenção será repartida por cinco empreitadas para a construção das ETAR compactas que vão tratar os efluentes das aldeias que vão receber este tipo de equipamentos.
“O concelho de Mogadouro ficará com o sistema de tratamento das águas residuais a funcionar a cem por cento, o que se traduz em mais-valias em termos ambientais para uma região que aposta no turismo e no meio ambiente”, referiu o vereador António Pimentel.
A Câmara de Mogadouro resolveu avançar com a construção das 17 ETAR por entender tratar-se de um “problema de saúde pública que urge resolver” e as imposições do ERSAR apontam para que até ao final de 2014 estas questões estejam resolvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário