segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nerba tem nova ferramenta para ajudar empresários

Os empresários transmontanos deviam apostar mais na Indústria. A conclusão é de um estudo encomendado pelas Associações empresariais de Bragança, Vila Real, Guarda e Castelo Branco, sobre o tecido empresarial e económico destes quatro distritos.
João Amaro, o coordenador do grupo de trabalho que elaborou o projecto, sublinha que, apesar de não ser a área mais representada nas actividades, foi a indústria que mais riqueza criou nestas regiões.
 “Há uma dinâmica industrial que deve ser potenciada. O comércio tem um peso muito representativo e deve ser incentivado mas numa lógica de definição de prioridades, o sector industrial tem uma capacidade grande para crescer.”
Para além deste estudo, foi também apresentado aos empresários um observatório online, “que vai permitir, nomeadamente ao Nerba, poder monitorizar o que vai acontecendo, quer ao nível de volume de empresas, de emprego, de volume de negócios. E depois vai sendo actualizado, com dados do INE. E vai tendo uma componente de auscultação periódica para medir o índice de confiança, no mercado e na governação.”
O presidente do NERBA acredita que, actualmente, o estudo dos mercados é um factor decisivo para a competitividade das empresas.
Por isso, Eduardo Malhão acredita que os empresários da região vão ter muito a ganhar com este estudo.
 “Poderão, desde logo, conhecer a estrutura sectorial e os principais “players” que actuam ao nível regional. E as empresas podem ter a noção por onde podem crescer e o posicionamento face ao sector. Em termos de investimentos, é uma base de trabalho essencial”, frisou.
A informação só deverá estar disponível para os sócios da instituição.

Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário