quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Nordeste Transmontano - Olivicultores a braços com preços “extremamente agressivos”

O azeite é um sector que pode alavancar a economia e o desenvolvimento da região,
Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Bragança apresentaram um requerimento na Assembleia da República para saber quais as medidas que o Governo pretende implementar para contrariar os problemas dos pequenos produtores / transformadores de azeite. Por outro lado, os deputados, Adão Silva e Maria José Moreno, também exigem explicações sobre a posição de Portugal face às propostas apresentadas pela Comissão Europeia para revisão da PAC pós 2013, relacionadas com o sector do azeite.

Os parlamentares estão preocupados porque aos preços concorrenciais “extremamente agressivos”, a que se juntam a fraca mediatização dos produtos tradicionais, DOP e Biológicos, os elevados custos de energia e as regras de rotulagem em vigor “são os principais problemas assinalados pelos produtores / pequenos transformadores”, referem no documento apresentado no parlamento. Os deputados consideram que o azeite é um sector que pode alavancar a economia e o desenvolvimento da região, mediante políticas que estimulem a sua produtividade e o seu crescimento.
No entanto, o distrito de Bragança é sobretudo caracterizada por pequenas explorações, em que os principais problemas residem nos baixos preços dos produtos, em comparação com o aumento dos factores de produção, na idade dos profissionais do sector e nas dificuldades de acesso ao crédito.
Uma das principais actividades é a transformação de azeite, realizada na grande maioria por pequenos produtores, os quais também se debatem com problemas específicos que colocam entraves ao desenvolvimento quer no mercado nacional quer ao nível da internacionalização.

Por: G.L.
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário