sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Verdes apelam ao uso dos produtos do distrito de Bragança

Sensibilizar os portugueses para a compra dos produtos alimentares nacionais é o principal objectivo da campanha "À mesa com a produção portuguesa" do Partido Ecologista "Os Verdes".
A iniciativa começou esta quinta-feira no distrito de Bragança, no Mercado Municipal de Mirandela. Manuela Cunha, dirigente do partido ecologista, considera inaceitável que cerca de 70 por cento dos produtos comercializados em Portugal sejam importados.“Actualmente é o circuito de comercialização que está a matar a agricultura portuguesa. Nos hipermercados, grande parte dos produtos são importados. E quando são nacionais, a chantagem com os agricultores é tão grande, que os asfixia.

Queremos é que o Estado tenha um papel activo, com legislação que obrigue a que os produtos portugueses tenham prioridade em relação aos outros”, diz.A dirigente dos Verdes considera que o Governo deve obrigar as cantinas dos serviços públicos a usarem apenas produtos nacionais nas refeições que servem.“Não há razão nenhuma para as cantinas do distrito de Bragança estarem a consumir batatas de Espanha.
Não há razão para os frutos da região não terem prioridade nessas cantinas. O IPB é um bom exemplo, porque tinha um protocolo com os produtores de carne da região.” Na opinião de Manuela Cunha, os consumidores devem ajudar os agricultores da região.“Mesmo fora das eleições, os cidadãos podem ajudar, dando primazia aos produtos nacionais. E em locais como os mercados”, diz.
Depois de Mirandela, o partido ecologista tem outras acções semelhantes agendadas para Miranda do Douro, Vila Flor e Macedo de Cavaleiros.


Escrito por Terra Quente (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário