sexta-feira, 23 de março de 2012

Mogadouro: Trinta toneladas de lixo e "monos" recolhidas em apenas uma manhã

Com o objetivo de limpar o concelho de Mogadouro, várias pessoas colocaram hoje mãos à obra e recolheram, apenas no período da manhã, cerca de 30 toneladas de lixo e entulho em vários pontos do concelho.
A iniciativa "Limpar Mogadouro" vai já no terceiro ano consecutivo e procura chamar a atenção da população para os problemas ambientais do concelho, sendo uma espécie "de antecipação" à ação que, no sábado, vai envolver 200 municípios portugueses no "Limpar Portugal" e que este ano conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Em declarações à Agência Lusa, um dos alunos da Escola Secundária de Mogadouro disse que o trabalho desenvolvido ao longo da manhã foi benéfico, mas que ficou surpreendido com as "coisas" que as pessoas atiram para as matas.
"Acho que as pessoas ainda não têm noção de que existem ecopontos para se colocarem objetos, como frigoríficos, fogões ou sofás velhos, preferindo atirá-los para as matas. Não é uma atitude cívica", constatou Francisco Rodrigues, aluno do 11.º ano.
No decurso da edição deste ano, os voluntários centraram atenções nos detritos provenientes da construção civil e velhos eletrodomésticos ", que " diariamente são descarregados pelos" menos incautos" nas matas e pinhais da região ou outros espaços verdes do concelho.
O vereador das Obras Públicas na Câmara de Mogadouro, António Pimentel, disse que este ano as equipas se centraram na recolha dos lixos provenientes do setor da construção civil, que são descarregados de forma indiscriminada em pontos de interesse ambiental e paisagístico do concelho.
"Decidimos continuar com esta ação de limpeza, porque entendemos que as duas ações anteriores deram resultados significativos. Ao mesmo tempo, ajudam a mexer com a consciência das pessoas, já que as poderá levar a pensar na próxima vez em que descarregarem os detritos no espaço natural", acrescentou o vereador.
A iniciativa foi promovida pela autarquia e abrangeu as 28 freguesias do concelho. Participaram na ação "Limpar Mogadouro" os alunos do agrupamento de escolas local, funcionários municipais e uma empresa de recolha de detritos urbanos.
Foi prometida a criação de um centro de recolha de entulhos provenientes da construção civil, de forma a evitar que sejam descarregados "indiscriminadamente" num concelho que integra a área protegida do Douro Internacional.


FYP.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário