segunda-feira, 23 de abril de 2012

Xixorra quer ajudar a legislar a apanha de cogumelos silvestres

A falta de legislação para a comercialização de cogumelos silvestres está a dificultar a instalação de empresas neste ramo de actividade no Nordeste Transmontano. Quem o diz é o presidente da Xixorra - a primeira associação micológica da Terra Fria.
Francisco Pires diz que é preciso colmatar esta lacuna para que as mais-valias fiquem na região.“Tem que haver legislação para a comercialização de cogumelos silvestres, porque desta forma, a mais-valia que poderia ficar cá na Terra Fria não fica e acaba por ir para Espanha. Há casos em que os cogumelos são pagos aqui a 10 por cento do valor que eles têm depois mais tarde”, realça o presidente da Xixorra.Ajudar a criar legislação para regular a apanha de cogumelos também faz parte dos objectivos desta associação. Francisco Pires garante que a Xixorra já iniciou contactos com as direcções regionais de agricultura no sentido de dar o seu contributo nesta matéria.“Vamos tentar ajudar a que se crie legislação específica para a apanha de cogumelos, para que as pessoas saibam o que andam a fazer. Porque o que acontece é que muitas vezes colhem-se cogumelos que não têm interesse, outros colhem-se a mais.
Tem que haver uma recolha controlada em que haja dias específicos e épocas específicas para a apanha, para que se possa manter este património específico da Terra Fria transmontana”, defende Francisco Pires. Esta nova associação já tem cerca de 50 associados e vai desenvolver a sua actividade numa zona fértil em cogumelos. Francisco Pires garante que o trabalho da Xixorra não vai colidir com o de outras associações que já existem na região.“Esta associação não interfere com os territórios nem da Pantorra, nem de outra associação qualquer.
É da Terra Fria Transmontana e abrange os concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais. A associação surge da curiosidade que as pessoas têm ao nível dos cogumelos. Depois do curso de técnicos de cogumelos que decorreu na Corane, decidimos dar continuidade a este trabalho com a criação desta associação para preservar o património micológico da Terra Fria”, salienta o presidente da Xixorra.
Os cogumelos a ganharem importância económica na região, depois da formação promovida pela  Corane- Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário