quarta-feira, 23 de maio de 2012

Alfândega da Fé - Cortes vão chegar ao apoio social e à educação


Contenção nas finanças também atinge a Festa da Cereja que vai contar com menos dinheiro este ano
A Câmara de Alfândega da Fé poderá ser obrigada a fazer cortes severos no apoio social e nas ajudas à Educação devido à redução nas transferências do Estado para as autarquias. Berta Nunes, a presidente da Câmara, admitiu ao Mensageiro que nesta altura os problemas com as transferências do Estado podem pôr em causa a actividade do próprio município, porque a situação ficou ainda mais grave devido à Lei dos Compromissos. 
No próximo ano Alfândega da Fé pode não ter alternativa senão diminuir drasticamente os apoios aos carenciados, bem como reduzir nas despesas de alimentação das crianças do pré-escolar e primeiro ciclo, o mesmo deverá suceder com os transportes escolares. “Também o apoio da Câmara às famílias com rendimentos mais baixos deverá ser afectado”, lamentou Berta Nunes. Os cortes vão também chegar ao cartão municipal para os seniores que tem benefícios no pagamento de medicamentos aos mais idosos. “São ajudas que vão ser reduzidas e até anuladas”, explicou Berta Nunes. 
Em causa podem também estar obras projectadas. As que estão em marcha não deverão ser prejudicadas uma vez que estão a ser executadas através de candidaturas ao QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional). “Julgamos que não deve cair nenhuma das que já estão em execução, no entanto se o Governo não encontrar uma solução para resolver a Lei dos Compromissos poderão vir a estar em causa obras em curso por falta de capacidade financeira”, referiu a autarca. Nos municípios mais pequenos a situação é ainda mais preocupante. “Há até risco de paralisar”, acrescentou.
A contenção também chegou à Festa da Cereja, que vai realizar-se entre 8 e 10 de Junho, com o orçamento a baixar de cerca de 50 mil euros, gastos em 2011, para pouco mais de 30 mil. “Temos de fazer um esforço maior, mas sem reduzir à qualidade do certame”, frisou a edil.


Por: Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário