quinta-feira, 24 de maio de 2012

Bragança: Projeto cooperação quer torna a área de Bragança-Zamora-Salamanca na maior reserva da Biosfera da região transfronteiriça.


A ZASNET-Agrupamento Europeu Cooperação Territorial e um consórcio luso-espanhol responsável pela elaboração do projeto "Biosfera Transfronteiriça" assinaram em Bragança um protocolo, tendo em vista a candidatura da classificação de uma vasta área fronteiriça, a Reserva da Biosfera da por parte da UNESCO. 
Este projeto tem um investimento de 400 mil euros, cofinanciado em 300 mil euros.
“Este é um projeto adjudicado pelo agrupamento europeu territorial que envolve o distrito de Bragança, a província de Salamanca e Zamora e tem em vista apresentar uma candidatura à UNESCO para a atribuição do estatuto reserva transfronteiriça”, afirma Jorge Nunes, autarca de Bragança. 
O importante é que este território “seja valorizado, é um potencial enorme sobre o ponto de vista de uma estratégia de desenvolvimento sustentável e queremos que o desenvolvimento desta região sob o ponto de vista da coesão social económica territorial e da própria competitividade do território assente fundamentalmente nos recursos naturais do território”, diz ainda o autarca.
Este é um passo importante para estruturar de forma mais sustentável um plano de ação no âmbito da cooperação transfronteiriça porque engloba “todas as áreas protegidas de rede natura que estão nos territórios envolvidos no Projeto, há uma percentagem do território que já tem essa reserva e todas essas áreas estão incluídas no projeto como fundamentais”, acrescentou Jorge Nunes.
A candidatura deve ser apresentada em Março do próximo ano. A avaliação da UNESCO será apresentada em Setembro de 2013. No caso de aprovação esta será a maior reserva transfronteiriça da Europa.


in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário