quinta-feira, 21 de junho de 2012

Freixo de Espada à Cinta: Região do Douro é de baixa intensidade sísmica

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) caracterizou a região transfronteiriça do Douro como sendo área de "baixa intensidade sísmica", apesar de haver o registo de vários tremores de terra.
Segundo o INMG, o sismo de maior magnitude registado na região foi sentido em 1961, em Palaçoulo, concelho de Miranda do Douro, com uma magnitude de 5,5 na escala de Richter.
Um sismo de magnitude 3,4 na mesma escala foi sentido na terça-feira, às 23.05, na região transmontana de Freixo de Espada à Cinta.
"O epicentro do sismo foi registado a quatro quilómetros a noroeste de Freixo de Espada à Cinta", informou fonte do INMG.
A região em que o abalo sísmico foi registado fica situada em pleno Douro Internacional.
O sismo foi igualmente sentido nos concelhos vizinhos de Mogadouro, Torre de Moncorvo e Miranda do Douro e em povoações da vizinha Espanha, situadas junto ao rio Douro.
Segundo o técnico do INMG, há alguns registos de abalos sísmicos na região de Freixo de Espada à Cinta, Alfândega da Fé e Miranda do Douro. No entanto, as magnitudes variam e "não há registo de terem ultrapassado os 6,0 na escala de Richter".
"Estes sismos são saudáveis, já que é libertada energia acumulada na crosta terreste", acrescentou Paulo Alves.
O especialista avançou ainda que a carta neotectónica regista uma falha na região de Freixo de Espada à Cinta e que não está muito distante das falhas do vale da Vilariça.
"Esta zona não é tão ativa como a região de Lisboa ou outras áreas do sul do país”, concluiu.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário