sexta-feira, 29 de junho de 2012

Santa Casa de Macedo recebe donativo em dia de aniversário

38 mil euros foi a prenda que a Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros recebeu ontem, o dia em que comemorou 25 anos de existência.
O dinheiro foi doado pela Fundação luxemburguesa Félix Chomé, que já tinha financiado o Lar do Lombo, em cerca de 2,5 milhões de euros. 
O provedor da Santa Casa diz que a instituição não tem problemas financeiros, mas garante que esta ajuda é bem-vinda.“Estamos folgados financeiramente até porque temos produtos agrícolas que são consumidos no lar”, refere Castanheira Pinto, acrescentando que “todas as verbas são importantes para a sustentabilidade das casas, mas este valor é bem-vindo”.
Em época de crise, o presidente da União das Misericórdias Portuguesas admite que as misericórdias atravessam graves dificuldades.“A situação é muito grave para as misericórdias pois há uma diminuição geral de receitas, incumprimentos por parte do estado e uma maior procura das misericórdias, por isso é que colaboramos com o Governo no programa das cantinas sociais”, afirma Manuel Lemos.
O secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares também marcou presença no aniversário da Misericórdia de Macedo. Feliciano Duarte garantiu que o Governo vai ajudar as misericórdias com cerca de 50 milhões de euros.
“Na semana passada, o Governo assinou um acordo com a União das Misericórdias a disponibilizar uma verba para fazer face a uma série de compromisso que decorrem da parceria que existe entre o Estado português e várias misericórdias”, refere o governante.
 “São cerca de 50 milhões de euros que irá procurar atender à necessidade destas instituições erem ajudadas no cumprimento da sua missão que é cada vez mais relevante”. O Lar da Santa Casa de Macedo tem, actualmente, 83 utentes e apoia mais 90 na valência de Apoio Domiciliário e 10 em Centro de Dia.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário