segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vinhos transmontanos medalhados em Vinhais

Quatro vinhos transmontanos foram galardoados com medalhas de ouro no terceiro Concurso de Vinhos Engarrafados da Região de Trás-os-Montes.
O concurso foi promovido pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes e os prémios foram entregues sexta-feira à noite num jantar em Vinhais. 
Foram analisados 70 vinhos por um painel de 30 provadores e foram distinguidos 33 néctares: 17 prémios de mérito, 12 medalhas de prata e quatro de ouro.Quinta das Corriças (Mirandela), Valle Pradinhos (Macedo Cavaleiros), Persistente (Valpaços) e Quinta de Arcossó de Vidago foram os vinhos que arrecadaram as medalhas de ouro.
Os produtores mostram-se satisfeitos pela distinção.“Eu comecei a produzir em 2009 mas só foi comercializado este ano e já ganhou uma medalha de ouro.
É muito motivante”, refere Telmo Moreira. “É uma forma de mostrar que nem só as cooperativas produzem vinho de qualidade. Nós também temos de apoiar os agricultores independentes e apostar nos produtores gourmet e biológicos”, afirma Orlando Pardelinha.Um dos desafios que se coloca aos vinhos transmontanos é a promoção que pode passar por uma maior presença nos restaurantes locais.
O presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes adianta que já está em curso uma estratégia nesse sentido.“Nós não conseguimos sair para fora de região se não formos reconhecidos aqui, por isso, temos incentivado os produtores a participar em feiras de promoção em toda a região”, refere Francisco Pavão, acrescentando que “vamos agora fazer acções junto da restauração para dinamizar a comercialização dos vinhos na restauração que representa uma quota muito importante na comercialização de vinhos”. “Temos de fazer com que estes vinhos sejam consumidos na nossa região”, salienta.
Presente nesta entrega de prémios, o director regional de agricultura diz que o sector está actualmente a reorganizar-se em Trás-os-Montes e que esse processo era fundamental.“A reorganização é fundamental mas também é importante ganhar escala. Não podemos pensar que basta o vinho ser bom”, considera Manuel Cardoso. “É necessário que as pessoas e as cooperativas se associem para conseguir compor lotes de vinho em quantidades suficientes para poder satisfazer as encomendas internacionais que se fazem na ordem dos milhões de litros”, realça.
O próximo concurso de vinhos promovido pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes deverá decorrer também em Vinhais e poderá contar com cerca de 90 vinhos.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário