quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bragança perde seis escolas do 1.º Ciclo

A escola do 1.º Ciclo de Argozelo, no concelho de Vimioso, vai mesmo encerrar.De acordo com a lista de escolas a encerrar publicada pelo Ministério da Educação, o distrito vai perder seis escolas do 1.º Ciclo já em Setembro. 
Em Argozelo, a população até saiu à rua em protesto contra o encerramento do estabelecimento de ensino, mas de nada valeu.
O presidente da Junta, Francisco Lopes, diz que encerrar a escola de Argozelo é um crime político.“A população de Argozelo já se pronunciou em defesa da sua escola, tanto na manifestação que realizámos, como através do abaixo-assinado que seguiu para o Ministério da Educação.
O encerramento da escola de Argozelo será um crime político e social da maior dimensão, que afectará a nossa vila e todo o concelho de Vimioso”, afirma o autarca.A escola de Salsas, no concelho de Bragança, tem 13 alunos e também encerra. Para o presidente da Junta, Filipe Caldas, é uma grande perda para a freguesia. “Já estava um pouco á espera, mas lamento que é uma perda para a freguesia.
Estamos num meio rural, as crianças têm que andar muitos quilómetros para poderem frequentar o ensino”, lamenta Filipe Caldas.No concelho de Torre de Moncorvo fecham os últimos estabelecimentos de ensino que restavam nas aldeias. A freguesia do Felgar fica sem duas escolas no próximo ano lectivo.
Para o presidente da Junta, António Gonçalves, esta é uma situação inevitável.“Não concordo com o encerramento, mas é inevitável. A informação que tenho é que a escola poderá manter-se aberta até à conclusão do centro escolar”, realça o autarca.Já o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, espera que as escolas do Felgar e do Carvalhal e a escola básica da vila só encerrem no ano lectivo 2013/2014.
Em Vila Flor também fecha uma das escolas da sede de concelho. O estabelecimento de ensino só tem oito alunos e vão ser transferidos para outra escola da vila.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário