sexta-feira, 27 de julho de 2012

Corte no orçamento põe em causa sobrevivência de Politécnicos

Mais um corte no orçamento do Estado para as instituições de ensino superior.
No próximo ano, universidades e politécnicos vão ter uma redução média de cerca de 3 por cento nas transferências do poder central.
Sobrinho Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Bragança e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, diz que a instituição de Bragança vai conseguir dar a volta a esta redução no orçamento, mas receia que alguns politécnicos não consigam sobreviver.“A redução é sempre um problema. O IPB neste processo ficou relativamente bem.
Nós tínhamos confiança que o aumento do número de alunos nos últimos anos se iria traduzir nalgum benefício para o instituto e o IPB foi o que teve a menor redução.
Como presidente do CCISP não posso olhar para Bragança, mas tenho que olhar para todas as instituições e portanto queremos encontrar aqui formas alternativas, porque eu tenho receio que algumas instituições não consigam pagar as despesas permanentes com a transferência do orçamento de Estado”, realça o responsável. 
Sobrinho Teixeira sublinha que as instituições vão negociar com o governo para encontrarem alternativas de financiamento.“Iremos conversas com o Governo, com a secretaria de Estado para serem encontradas fontes de receita principalmente para as instituições que tiveram cortes de cinco e seis por cento, porque já no ano passado houve um corte transversal de 8,5 por cento e estão numa situação muito complicada”, afirma Sobrinho Teixeira.
Entretanto, o secretário do Ensino Superior, João Filipe Queiró, reconhece que as instituições vão ter dificuldades com mais um corte no orçamento, mas justifica esta decisão com a crise que o País atravessa.“Vão sobreviver em dificuldade como todo o País.
A redução média andou pelos 2,5 por cento, não tem qualquer comparação com o que aconteceu no ano passado, ainda assim é uma redução e corresponde às dificuldades que o País atravessa”, justifica o secretário de Estado.   
O governante a confirmar mais um corte no orçamento para as instituições de ensino superior no próximo ano.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário