quarta-feira, 25 de julho de 2012

Veados estão a tornar-se numa praga

O veado está a tornar-se numa praga para os agricultores da zona da Lombada, no Parque Natural de Montesinho (PNM), que revelam uma aversão crescente pela espécie apontada como responsável por avultados prejuízos nas culturas.
"Estamos castigados", garantiu à Lusa um grupo da aldeia de Caravela (Bragança), enumerando os danos causados por estes animais selvagens que dizem ser em cada vez mais e mais próximo das povoações.
"Ainda hoje me chateei bem. Fui lavrar as oliveiras e já começaram a esfolar as mais pequenas", queixa-se Luciano Preto, referindo-se às marcas deixadas nos troncos com as hastes.O irmão Adriano já nem quer falar em relação ao «pão» (cereal). "Há dias eram cinco ou seis deitados no campo", contou.
Há cada vez mais agricultores a contar experiências idênticas em diferentes culturas, mas garantem que qualquer automobilista que passe na estrada da Lombada pode ter a mesma experiência. "Às cinco e meia ou seis da manhã, se passar na estrada vê grupos", garantem.
Victor Romão também teve uma má experiência quando há dois anos viu a produção de centeio da família reduzida de 12 mil quilos para 1500 e o número de fardos de palha de 900 para 90.
"Foi o veado que comeu o cereal ao começar a rebentar", assegurou.
A família de Vítor participou o caso e recebeu uma «indemnização de 900 euros» que, segundo disse, "não deu para os prejuízos".
"Não demora muito ainda hão-de vir para casa", ironiza Luciano que, no mesmo tom, disse já se ter lembrado de lhes construir uma loja só para eles, "com cereal e uma porta automática para entrarem e saírem". "Ficavam mais baratos", brincou.
O veado é o que «dá mais prejuízo» segundo dizem, mas "há cada vez mais bicharada nesta zona", afirmam corroborados pelo vizinho da aldeia de São Julião, Eduardo Veigas que encontra uma explicação no abandono da agricultura e no despovoamento.
"Há mais animais selvagens porque há mais monte. Não há terra lavrada, só se vê monte", disse e os animais acabam por se aproximar mais das povoações à procura de alimento.

Um bicho inteligente que destrói batatais, vinhas, campos de milho, mas só quando já têm fruto
Os veados, garantem, começaram a aparecer mais "há dez anos a esta parte, antigamente ouvia-se falar deles mais para Rio de Onor, para o pé de Espanha". Os povoamentos da espécie feitos do outro lado da fronteira podem ser a justificação para o aumento dos exemplares na raia portuguesa.
Para Maria da Graça Branco, de 74 anos, e Etelvina Reis, de 79 anos, que sempre viveram da terra, subsiste outra versão. "Só foi desde o parque (a criação do PNM). Até disseram que tinham trazido uma parelha para cá", contam.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário