sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bragança - Pietà de José Rodrigues “enfatiza os traços de uma mulher transmontana”


Obra inaugurada durante a homilia em honra de N. Sra. das Graças, presidida pelo Cardeal Saraiva Martins
O dia 22 de Agosto de 2012 ficará como data de inauguração da escultura Pietà, de José Rodrigues, que passou a embelezar a Catedral de Bragança. 
Na solene eucaristia das festividades em honra de Nossa senhora das Graças, padroeira da cidade, o Cardeal D. José Saraiva Martins, referiu, no início da homília, que a peça de arte então inaugurada, tem um significado peculiar neste dia e neste lugar, por estar na Catedral, Domus Ecclesiae, dedicada também ela à Mãe de todos os que peregrinam nesta Igreja particular. 
Da autoria do escultor alfandeguense José Rodrigues, a Pietá é “fruto de uma aproximação ao Mistério por parte de um filho deste torrão transmontano”, afirmou D. José Saraiva Martins, acrescentando que a obra recolhe uma expressão da intensidade na relação com a Mãe de Deus e com o seu Filho Jesus”, no Qual se reconhecem “todos os que labutam e sofrem, os que investem a vida numa entrega de amor e encontram um colo aconchegado de carinho. Naquela Mãe, que enfatiza os traços de uma mulher transmontana, reconhecem-se todos os que são capazes de contemplar e aceitar a “vida em abundância” que continua a manar do altar da Cruz”, disse. 
Contudo, a cena, “que começa por falar da morte, transfigura-se na vida ressuscitada que pulsa nas veias dos que aceitam viver segundo o Evangelho”. 
O Cardeal havia começado por dizer que a diocese de Bragança-Miranda testemunha uma notável piedade mariana, pelo número de santuários marianos espalhados um pouco por toda a sua geografia, pela riqueza de tradições de cariz mariano que marcam a mais genuína piedade popular.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário