segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Turismo em realidade aumentada chegou a Bragança


A cidade de Bragança já tem um guia interactivo em realidade aumentada ao serviço dos turistas.
Trata-se de um instrumento de informação que permite conhecer os pontos de interesse do município através do telemóvel ou Ipad.  
Mas há também os áudio guias disponíveis no Posto de Turismo da cidade, que podem ser requisitados de forma gratuita.“São especialmente orientados para os turistas que procuram o Posto de Informação Turística, que pretendem visitar a cidade, dispor de informação alargada, ter flexibilidade nos seus percursos e no acesso á informação”, explica o presidente da câmara, acrescentando que são equipamentos que “disponibilizam informação muito vasta sobre monumentos históricos e equipamentos culturais e a sua programação. 
A informação é devidamente estruturada sendo que os pontos principais estão referenciados num mapa distribuído ao turista para que circule livremente de acordo com o seu interesse”. Nos últimos anos a cidade tem vindo a receber cada vez mais turistas.
No ano passado registaram-se cerca de 21500, sendo que 60% são espanhóis e franceses.Jorge Nunes acredita que com este novo sistema a atractividade turística de Bragança pode crescer ainda mais.
“Este áudio guia está orientado para a pessoa que quer circular à vontade pelos equipamentos e isso só pode ser positivo pois tem a vantagem de fazer uma utilização gratuita e não precisam de um guia que os perturbe”, refere o autarca.
O serviço denominado de “Welcome Guides” foi desenvolvido pela empresa Conteúdo Chave.
O director dá um exemplo da funcionalidade do sistema tomando como referência a Domus Municipalis. “A realidade aumentada permite-nos transformar aquilo que é agora naquilo que era na sua origem. 
Conseguimos fazer uma serie de coisas que nos permite explorar as localidades de uma forma que até agora não era possível fazer com um guia em papel”, afirma Vítor Pereira.Uma forma diferente de visitar Bragança, aliada às novas tecnologias.
Além do Posto de Turismo, a informação sobre este serviço está também disponível nos hotéis e restaurantes da cidade.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário