domingo, 26 de agosto de 2012

Vai abrir o primeiro centro de férias para crianças especiais


Vai abrir este domingo o primeiro Centro de Férias e Lazer para Crianças com Necessidades Especiais. 
O projecto é da Associação Leque, que transformou o antigo Centro de Saúde de Alfândega da Fé num espaço para dar apoio a pessoas com necessidades especiais. A presidente da Associação Leque, Celmira Macedo, sublinha que este é um projecto inédito no País.“É uma iniciativa completamente inovadora a nível nacional, porque nós temos dinamizado colónias de férias, mas só com frequência durante o dia. 
Este centro permite aos frequentadores ficarem cá durante a noite também. Temos famílias do Porto e de Lisboa que vão deixar cá as crianças e vão embora para casa”, realça a responsável. 
Esta iniciativa é importante para os participantes, mas Celmira Macedo salienta que graças a este centro os pais destas crianças vão poder gozar férias.“Para além dos jovens terem oportunidade de terem umas férias que se calhar nunca tiveram, mas estamos a pensar mais nas famílias. 
Muitas delas quase nunca têm férias”, salienta Celmira Macedo.Durante a semana no centro de férias, as crianças vão fazer terapias, mas também se vão divertir em diversas actividades lúdicas.“Vão ter terapia de relaxamento, do riso, reabilitação motora, musicoterapia, BTT, piscinas, entre outras actividades. 
Vamos ter uma semana muito composta”, garante a presidente da Leque.Para já estão inscritas sete crianças com necessidades especiais no primeiro campo de férias, que decorre até dia 2 de Setembro.
Celmira Macedo realça que o objectivo deste centro é organizar mais semanas de férias ao longo de todo o ano.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário