sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Autarcas de Macedo rejeitam agregação de freguesias

Os Presidentes das Juntas de Freguesia de Macedo de Cavaleiros são contra a Reorganização Administrativa Territorial que dita a extinção de algumas freguesias.
Na última Assembleia Municipal foi apresentada a proposta de agregação de oito das freguesias do concelho. Um assunto muito debatido e contestado pelos autarcas presentes e que promete não ter uma aceitação pacífica.
Uma das freguesias é Murçós, com 134 habitantes. O presidente da Junta, João Fernandes diz que esta proposta é absurda. Soutelo Mourisco, com 31 habitantes é outra das freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros que será agregada.
O autarca, Francisco Martins, receia que a população da sua aldeia seja esquecida. Santa Combinha, com 56 habitantes será agregada a Podence.
Uma mudança que para o presidente da Junta, Sérgio Lino, é penalizadora para a sua freguesia. Vilarinho do Monte, com 67 habitantes deverá anexar-se à freguesia de Ala. O autarca local, Gomesindo Gomes, acredita que esta reforma não vai avante.
A proposta apresentada na Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros prevê a agregação de oito das 38 freguesias do concelho: Bagueixe, Burga, Edroso, Murçós, Santa Combinha, Soutelo Mourisco, Vilarinho do Monte e Vilar do Monte.
Agora até 4 de Outubro as freguesias tem que apresentar uma proposta e indicar a que freguesias se querem agregar.
No dia 8 será realizada uma assembleia extraordinária para elaborar uma proposta final.
 

Escrito por Onda Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário